Chaves volta a eleger o bacalhau para Festival Gastronómico

Evento realiza-se entre os dias 1 e 5 de maio.

A terceira edição do Festival Gastronómico do Bacalhau de Chaves decorrerá entre os dias 1 e 5 de maio, revelou a autarquia flaviense. O bacalhau será rei na mesa dos restaurantes e hotelaria.

 O evento, organizado pelo município é marcado “pela exuberância e sabor da gastronomia, genuína manifestação de cultura, com a promoção de produtos da terra, entendidos no seu potencial atrativo turístico”, sendo que os visitantes do festival “serão, garantidamente, brindados com experiências enogastronómicas únicas”, garantiu a organização.

 Os restaurantes e unidades hoteleiras que se associem à iniciativa terão de confecionar um prato de bacalhau ou um menu dedicado ao festival, “que concilie a inovação com a tradição, devendo o mesmo estar disponível no cardápio desse fim de semana”, explica o Município.

Será também realizado um concurso gastronómico, por categorias, premiando os melhores restaurantes e chefes pelas suas criações, destacando a originalidade e a modernização da gastronomia local, com destaque para o Bacalhau, enquanto ingrediente de excelência da cozinha tradicional, pela enorme procura que lhe está associada, quer pelo público nacional, quer pelos visitantes da vizinha Galiza.

A concurso estarão as categorias "Entrada", "Prato Principal", "Jovem Talento" e "Inovação Gastronómica" sendo novidade este ano a categoria do "Prato Tradicional de Bacalhau”. “Haverá prémios monetários para os vencedores das categorias a concurso, sendo o valor de cada um dos prémios repartido em partes iguais entre o estabelecimento e o respetivo Chef”, lê-se ainda numa nota publicada pela autarquia flaviense.

As inscrições para adesão ao “Festival Gastronómico do Bacalhau de Chaves” decorrem até 15 de março.

 Em simultâneo decorrerá ainda na cidade, o evento “Fins de Semana Gastronómicos”, incrementado pela Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

 


Partilha Facebook-
09/02/2024 Repórter de imagem: DR

Sociedade

partilha facebook