Obra de construção do Centro Multiusos de Chaves em fase de conclusão

Espaço deverá reabrir no decorrer de 2024, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Chaves.

O presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, anunciou na segunda-feira, 15 de janeiro, que a obra de construção do Centro Multiusos de Chaves, no edifício do antigo Cine Teatro, estará concluída ainda no decorrer de 2024, num investimento superior a três milhões de euros.

“Teremos ainda no ano de 2024, o multiusos concluído, no antigo cineteatro, que terá mais de 1700 lugares não sentados. É um espaço que queremos dedicar e destinar a um conjunto de multiplicidades de usos. Um deles, será ao nível da fruição dos produtos locais que queremos organizar tudo aquilo que sejam certames locais, mas também podermos contribuir para a afirmação dos nossos produtores e criadores locais, na área cultural, turística e musical em dimensões mais criativas. Ao mesmo tempo, queremos ter nesse mesmo espaço outras utilidades e outras dimensões de utilização mais ligadas à multimédia e às tecnologias”, revelou o autarca à margem da apresentação da 19ª edição da Feira Sabores de Chaves.

A requalificação prevê a transformação do emblemático edifício, encerrado há mais de 34 anos, e em avançado estado de degradação, num espaço multiusos. O Centro Multiusos de Chaves, para espetáculos e eventos, vai albergar ainda um centro de investigação e inovação, o Aquanatur Palace (Palácio da Água), que permitirá aos visitantes experiências sensoriais e abordagens multimédia ligadas à água. 

O Aquanatur Palace será ''um espaço de investigação e inovação em larga escala, onde será possível a interação, experimentação e aprendizagem em torno do tema da água, baseado em tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada e holografia que irão permitir uma interação imersiva e multissensorial (visão, audição, olfato, háptico), contando no local com um Living Lab do INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência''.

O projeto prevê também que o antigo Cine Teatro de Chaves tenha uma componente multifuncional, capaz de receber qualquer evento adequado à sua dimensão. A área de palco manterá a sua configuração original, ligeiramente elevada relativamente à sala, para a realização de iniciativas culturais. No Pavilhão Multiusos, ao qual se quer dar um uso contínuo, realizar-se-ão “um conjunto de certames e de exposições e feiras, seja do vinho, do pastel, do fumeiro ou outras, que venham a ser desenhadas mas, ao mesmo tempo permitirá também pequenos concertos, pequenos espetáculos musicais e de dança. Será um espaço cultural que vai manter o palco e 500 lugares sentados que serão adaptados para 1.700 lugares de pé”, disse o autarca Nuno Vaz.

O Centro Multiusos de Chaves terá “várias dimensões”, de promoção de produtos locais, dimensões culturais, pedagógicas e turísticas. A obra deveria estar terminada em 2021, teve um atrasado superior a dois anos, devido à demora na avaliação dos achados arqueológicos, e às consequências da pandemia, e ainda, de acordo com o Presidente da Câmara Municipal, um contencioso administrativo.


Partilha Facebook-
17/01/2024 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais

Sociedade

partilha facebook