VALPAÇOS: Valpacense conquista bronze na Taça do Mundo de Escalada Adaptada

Conquistou a primeira medalhada para Portugal numa prova da Federação Internacional de Escalada Desportiva.

A atleta Tânia Chaves, natural do concelho de Valpaços, conquistou no dia 25 de maio a medalha de bronze na Taça do Mundo de escalada adaptada, prova que decorreu em Salt Lake City, nos Estados Unidos da América.

A valpacense, do Clube de Escalada de Braga, foi a única atleta portuguesa em prova e torna-se assim, a primeira medalhada portuguesa numa prova da IFSC, International Federation of Sports Climbing da Federação Internacional de Escalada Desportiva, onde marcaram presença 90 atletas de 20 países.

A jovem, que sempre gostou de desporto, conseguiu ir à final da Taça do Mundo após uma campanha de angariação de fundos onde foi necessário alcançar a quantia de 2500 euros.

No final da prova, Tânia Chaves expressou a sua felicidade num vídeo publicado nas redes sociais. “Estou muito contente. Obrigada a todos por todo o apoio que me deram. Sei que não estava cá sozinha,” disse a atleta que ainda não conseguiu agradecer a todas as pessoas que lhe enviaram mensagens.

A escaladora em 2021 sagrou-se tricampeã nacional de escalada adaptada na categoria AL2, amputação de membro inferior, também alcançou o terceiro lugar nas provas da Taça do Mundo de Innsbruck e Briançom na categoria AL2 e um segundo lugar no Campeonato do Mundo, também na categoria AL2, em Moscovo.

Tânia Chaves amputou a perna esquerda aos 14 anos na sequência de um tumor ósseo mas isso não a impediu de encontrar o desporto e desenvolver o gosto pela competição.


Partilha Facebook-
02/06/2022 Jornalista: Sara Esteves

Desporto

partilha facebook