Agrupamento Dr. António Granjo acolheu grupo de professores de Espanha no âmbito de um novo intercâmbio Erasmus+

Durante a semana de 20 a 24 de novembro, o Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo (ESAG), promoveu um encontro de partilha e observação de práticas pedagógicas (Job Shadowing) em línguas estrangeiras (inglês e espanhol), dando início ao novo Projeto Erasmus+, “Together We Thrive”.

Esta parceria entre a ESAG e o Colégio Villa Fátima, em Burriana, Espanha, procurou segundo o agrupamento, definir, em primeiro lugar, os objetivos e atividades comuns a desenvolver posteriormente no intercâmbio com alunos dos dois países. “Os parceiros procurarão desenvolver estratégias inovadoras de ensino/aprendizagem que promovam simultaneamente a consciencialização ambiental, os hábitos de vida saudável em interação com a natureza, visando reduzir a dependência digital dos alunos, designada de Digital Detox”.

 

O projeto incluirá a mobilidade de alunos, docentes, Job Shadowing e atividades preparatórias com escolas de cinco países parceiros: Espanha (Burriana), Eslovénia (Lenart), Eslováquia (Bardejov), Alemanha (Hannover) e Países Baixos (Amsterdão).

 

Ao longo da semana, realizaram-se sessões de discussão sobre metodologias de ensino/aprendizagem nas línguas estrangeiras, sobre as variantes dos sistemas de ensino nos dois países e sobretudo, a observação de práticas pedagógicas em diferentes níveis de ensino, do primeiro ciclo ao ensino secundário e profissionalizante. As professoras Celina Cardoso, Anabela Almeida e Hortênsia Quintela colaboraram com o coordenador de projetos Erasmus, Miguel Almeida, abrindo o espaço das suas aulas ao intercâmbio cultural e linguístico, com ideias e sugestões criativas, de modo a potenciar, também, o espaço exterior e da natureza, como contexto motivador de aprendizagem.

 

Está prevista para fevereiro a primeira mobilidade de intercâmbio a Burriana, onde professores, alunos e respetivas famílias de acolhimento espanholas “aguardam com ansiedade o desejado encontro entre todos”, revelou o coordenador de projetos Erasmus.


Partilha Facebook-
26/11/2023

Sociedade

partilha facebook