Montalegre atribui subsídios a produtores pecuários

Foram distribuídos 60 mil euros aos produtores pecuários, num total de 60 explorações agrícolas de caprinos e ovinos.

A Câmara Municipal de Montalegre voltou este ano a atribuir subsídios aos produtores de pequenos ruminantes, no sentido de incentivar a produção pecuária no concelho.

Este ano foram distribuídos 60 mil euros a produtores, num total de 60 explorações agrícolas de caprinos e ovinos, com mais de 50 animais, entre 1 a 7 anos, a chamada fase reprodutiva, e perto de 10 mil animais. O valor pago por cada animal é de seis euros por cabeça.

A atribuição deste apoio, em articulação com a Cooperativa Agrícola do Barroso (Coopbarroso), é um dos exemplos de incentivo ao setor primário. "Este apoio da Câmara de Montalegre, somado a muitos outros, é uma maneira de dizer que é possível viver na nossa terra, ter rendimento e sermos felizes. É esta a mensagem que temos de transmitir, principalmente aos jovens", apontou a Presidente da Câmara Municipal de Montalegre. Fátima Fernandes revelou que a Câmara entendeu alargar este apoio, e nesse sentido, "as explorações com mais de 50 cabeças já são apoiadas". Futuramente, "podemos apoiar explorações mais pequenas. Está a ser trabalhado este assunto. Temos que gerir melhor os chamados "ciclos reprodutivos" no sentido de haver rendimento quando há procura. Os técnicos são excelentes. Dizer ainda que temos reunido com a Coopbarroso no sentido de desenvolvermos outras atividades partindo da Quinta da Veiga. Temos de colocar este espaço ao serviço de todos nós", destacou, mostrando-se "muito feliz por ver tanta gente jovem nesta sala".

O concelho tem 2.300 explorações agrícolas, e só no ano passado, em matéria de subsídios provenientes do IFADAP (Instituto de Financiamento e Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e das Pescas), receberam 15 milhões de euros.

De acordo com o Presidente da Coopbarroso, Nuno Sousa, “o subsídio é fundamental para a sobrevivência destas explorações familiares. A ideia do subsídio é manter os efetivos.”

Neste concelho os incentivos ao setor primário passam ainda pela distribuição de apoios ao nascimento de espécies de raça autóctone barrosã e à produção de batata de semente.

Os apoios aos criadores de pequenos ruminantes foram entregues no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa cerimónia protocolar.


Partilha Facebook-
15/11/2023 Jornalista: Sara Esteves Fotos: CM Montalegre

Sociedade

partilha facebook