Granizo causa perdas de milhares de euros aos produtores de azeite em Valpaços

O presidente da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços aponta prejuízos de um milhão e meio de euros para os produtores de azeite do concelho.

O mau tempo que assolou no sábado, 2 de setembro, várias localidades no concelho de Valpaços causou estragos em vinhas, amendoal, árvores de fruto e em olivais.

Os prejuízos estão a ser calculados, mas tudo aponta para uma quebra na produção de azeite e perdas na ordem de um milhão e meio de euros, adiantou o presidente da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços.

Paulo Ribeiro prevê novo ano negativo para o setor da olivicultura.” Será o segundo ano consecutivo com perdas na produção. Vai ser um ano mau para os produtores e em 2024 também porque a azeitona caiu toda. O granizo era enorme e em muitas quantidades, e as oliveiras ficaram sem folha, sem ramos e sem azeitona. As árvores ficaram feridas e têm que ser tratadas”.

O responsável pela cooperativa teme que o preço do azeite volte a subir e o aumento ”não significa que o produtor vai ganhar mais”, diz. Paulo Ribeiro adianta que “há outro problema”. “O consumidor vai deixar de comprar azeite e vai passar a comprar mistura porque o preço é inferior e depois, daqui a três anos, quando o produtor quiser vender já o consumidor vai estar habituado ao azeite com óleo e mais barato. Isto vai levar a que o produtor seja obrigado a descer ao preço e nunca tem uma margem fixa”, lamentou o presidente da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços que afirma que os agricultores têm passado “tempos terríveis”.

Neste momento, o azeite está a ser vendido entre os 25 e os 30 euros, referiu.


Partilha Facebook-
07/09/2023 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: David Teixeira

Sociedade

partilha facebook