Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar com 35 novos alunos na 1ª fase

11 alunos foram colocados nesta instituição de ensino no curso de Direção e Gestão Hoteleira e 24 foram colocados na Escola Superior de Saúde do IPB, no curso de Fisioterapia que é lecionado nas instalações da Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar em Chaves.

A Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar (EHB), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), instalada em Chaves, vai receber mais 35 alunos que ficaram colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/2024.

No novo curso de Direção e Gestão Hoteleira ficaram colocados na primeira fase 11 estudantes, sendo que ainda existem nove vagas sobrantes para a segunda fase que arrancou esta segunda feira, 28 de agosto, e decorre até ao dia 5 de setembro. Os resultados serão divulgados a 17 de setembro.

Já na licenciatura de Fisioterapia, curso da Escola Superior de Saúde do IPB, mas a funcionar nas instalações da EHB, foram colocados 24 alunos e esgotou todas as vagas na primeira fase.

Segundo o IPB, nesta 1ª fase, as colocações “diminuíram cerca de 1 % face ao ano anterior”, considerando todo o sistema nacional público de ensino superior. Esta instituição de ensino colocou 1.166 alunos, menos 11 do que no ano anterior, e é o quinto Politécnico que mais alunos coloca, sendo ultrapassado por Porto, Lisboa, Coimbra e Leiria.

Nos mestrados, e de acordo com nota divulgada pelo IPB, estão colocados 800 novos alunos e nos Cursos Técnicos Superiores, CTESP, também cerca de 800 novos estudantes. Assim, o número total de novos estudantes matriculados na primeira fase deverá superar os 3500, o que significa que o IPB “mantém uma dimensão acima dos 10 000 alunos no ano letivo que agora se inicia”.

No que respeita à ação social, em particular as bolsas do programa +superior 1.181 estudantes do IPB já beneficiam da bolsa + superior, mas este número, de acordo com o Instituto Politécnico de Bragança deverá aumentar neste ano letivo. “Esta bolsa acresce às Bolsas de Ação Social e tem um montante de 1.700 euros, majorado para 1.955 no caso dos CTESP e maiores de 23 anos. O IPB oferece ainda outras bolsas no âmbito do PRR”, lê-se em nota anunciada pela instituição de ensino superior pública.

O calendário escolar arranca no próximo dia 11 de setembro, com a semana de receção aos novos alunos e as aulas terão início no dia 18 de setembro.


Partilha Facebook-
28/08/2023 Jornalista: Sara Esteves

Sociedade

partilha facebook