Jovens discutem o “Associativismo - Participação e Causas de uma Geração”

Trajetos d' Evolução é uma iniciativa promovida pelo PSD – Chaves que pretende promover sessões públicas na promoção de áreas em défice de evolução.

Desta vez foi a Juventude Social Democrata de Chaves (JSD Chaves), quem realizou no sábado, 5 de agosto, uma atividade sobre o tema "Associativismo - Participação e Causas de uma Geração". O principal foco da atividade foi compreender e entender o associativismo como motor de desenvolvimento local e de coesão territorial.

A atividade contou com a presença de Marco Santos, presidente da FNAJ (Federação Nacional de Associações Juvenis), Bruno Bessa, Presidente da JSD Distrital do Porto e Conselheiro Nacional do PSD, Pedro Veiga, Conselheiro Nacional do PSD e Pedro Miranda, Presidente da JSD Chaves e também Conselheiro Nacional do PSD, que partilharam as suas experiências e conhecimentos com os participantes.

Todos os presentes tiveram oportunidade de aprender sobre os diferentes tipos de associações, os seus objetivos e o seu impacto na sociedade assim como discutir os desafios que o associativismo enfrenta atualmente e as formas de os ultrapassar.

Para o Presidente da JSD Chaves, Pedro Miranda, "a atividade foi um sucesso e os participantes ficaram satisfeitos com o conteúdo e com a qualidade dos intervenientes que têm um vasto currículo associativo. Foi unânime que o associativismo é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento local e para a coesão territorial, mas é triste perceber que o Governo Central destina ao associativismo juvenil verbas que são provenientes de receitas dos jogos da Santa Casa, ou seja, o associativismo e os jovens que pretendem fazer alguma coisa pela sua comunidade estão dependentes da receita provenientes de jogos de sorte ou azar, ou melhor, estão dependentes de apoios que pode vir de uma dependência de alguém que pode estar a destruir a sua vida e a vida de várias pessoas.

Segundo Pedro Miranda, “a JSD Chaves continuará a organizar mais atividades deste tipo no futuro, para promover o associativismo e para sensibilizar a população para a importância do associativismo para o desenvolvimento local, apelando aos jovens flavienses para se envolverem no associativismo visto ser uma ferramenta poderosa que pode fazer a diferença na vida das pessoas, promovendo a participação e a cidadania ativa, combatendo a pobreza e a exclusão social, entre outros”, concluiu o Presidente da JSD Chaves.

Carlos Afonso Teixeira, Presidente do PSD Chaves, disse que: o Associativismo é uma poderosa ferramenta ao dispor da sociedade civil para se transformar e fortalecer. As sociedades são tão mais avançadas quanto maior o vigor das suas associações e coletividades. É também uma oportunidade para os mais jovens tomarem em mãos o desafio da inovação cultural e da dinamização da economia e do emprego.  

Carlos Afonso Teixeira afirma que “o desenvolvimento de Chaves passa também pela constituição da Plataforma Associativa Municipal. Um fórum de apoio permanente às coletividades para ajudar à evolução no desporto e modalidades amadoras,  na proteção do ambiente e promoção do turismo, da cultura e do território rural”, concluiu o Presidente do PSD no Concelho de Chaves.


Partilha Facebook-
07/08/2023 Jornalista: Paulo Silva Reis Repórter de imagem: DR

Política

partilha facebook