VALPAÇOS: Misericórdia vai adquirir viaturas elétricas financiadas pelo PRR

Viaturas serão destinadas ao Serviço de Apoio Domiciliário.

A Santa Casa da Misericórdia de Valpaços recebeu um incentivo de 100 mil euros para a aquisição de quatro viaturas elétricas, destinadas ao Serviço de Apoio Domiciliário.

O financiamento surge no âmbito de uma candidatura realizada ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) à medida Mobilidade Verde Social que prevê o apoio à aquisição de viaturas 100% elétricas, para entidades da Economia Social e Solidária, adaptadas às necessidades das instituições, dos serviços que prestam e das pessoas beneficiárias, nomeadamente com mobilidade condicionada.

Os termos de aceitação foram assinados no dia 29 de abril no Auditório do Arquivo Distrital de Vila Real onde marcou presença o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, Altamiro Claro que destaca a importância deste incentivo.

“Estas novas viaturas vão permitir reduzir os custos. A Santa Casa da Misericórdia de Valpaços presta apoio domiciliário em todas as aldeias do concelho de Valpaços e até em outros concelhos. Percorremos muitos quilómetros e com a aquisição destas viaturas elétricas teremos uma redução nos custos com combustível. É a primeira medida e no futuro pretendemos adquirir novas viaturas”, explicou à Alto Tâmega TV.
As viaturas de dois lugares estão preparadas para o apoio domiciliário adaptadas ao transporte de refeições e utensílios de limpeza.

Com um apoio até 25 mil euros por viatura, esta medida pretende, e segundo o Governo, “apoiar as instituições do setor social e solidário na transição climática e ambiental, através da progressiva aquisição de uma frota automóvel mais verde”.

No total, o Setor Social e Solidário vai receber 1 407 viaturas elétricas no âmbito do PRR, no valor de 35 milhões de euros. Na região do Alto Tâmega foram também contempladas no concelho de Valpaços a Associação Solidariedade Social Coração Imaculado de Maria da Freguesia de Rio Torto, a Associação de Solidariedade Social S. Pedro e o Centro Social e Paroquial de Vassal. Em Chaves o Lar do Bom Caminho de Calvão, a Fundação Abrigo Berta Montalvão, o Centro Social Abobeleira Valdanta, a Santa Casa da Misericórdia de Chaves e o Centro Social e Paroquial de S. Tiago em Mairos. Em Montalegre recebeu incentivo o Centro Social Paroquial de Vilar De Perdizes e o Centro Social e Paroquial de Cabril. Em Ribeira de Pena foi contemplada a Santa Casa Da Misericórdia de Ribeira de Pena, a Irmandade de Nossa Senhora Da Misericórdia de Cerva e o Centro Paroquial de Limões. Já nos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e de Boticas receberam financiamento para a aquisição de viaturas elétricas o Centro Social e Comunitário Nossa Senhora de Fátima, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar, o Centro Social Nossa Senhora do Extremo e a Santa Casa da Misericórdia de Boticas.


Partilha Facebook-
05/05/2022 Jornalista: Sara Esteves

Sociedade

partilha facebook