Assembleia Municipal aprovou orçamento de 53 milhões de euros

Com o objetivo de responder a um período de grande incerteza e instabilidade o valor do Orçamento municipal para 2023 vai ser 53 milhões de euros, mais 3.6% que o valor aprovado para 2022.

O exercício orçamental para 2023 da Câmara Municipal de Chaves, mantém o enfoque especial no plano social, à semelhança do orçamento de 2022, com apoios as famílias e empresas com mais dificuldades devido à crise económica e social resultante da Covid 19.
Segundo a autarquia este documento “foi elaborado num cenário de grande exigência, em virtude da evolução do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, com consequências gravosas nas dimensões financeira, económica e social”, acrescentando mesmo que “se em 2022 já fazia sentido a atenção dada às pessoas, em 2023, com a instabilidade vivida a vários níveis, a promoção da causa social faz ainda muito mais sentido. Ciente deste contexto de fragilidade económica, a autarquia incluiu, no Orçamento de 2023, recursos financeiros relevantes para continuar a responder a situações de precariedade e carência social das famílias mais necessitadas”.
No que diz respeito a números a autarquia prevê que as despesas correntes registem um incremento de 22.7%, face ao ano anterior, refletindo o acréscimo das competências do município, em resultado das novas responsabilidades na área da educação e da ação social, que antes se encontravam na esfera do Governo central.
Na despesa de capital, prevê-se uma redução, na ordem dos 21,8%, refletindo a conclusão dos investimentos “incluídos no quadro comunitário Portugal 2020 e o prematuro estado de desenvolvimento das candidaturas aprovadas em sede do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.
Segundo o documento apresentado, o investimento de capital ultrapassa os 14 milhões de euros, com vista a valorizar e consolidar recursos, criando condições e novas oportunidades para promover a fixação de jovens, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, tornando o concelho mais atrativo para viver, investir e visitar.


Partilha Facebook-
28/12/2022 Jornalista: Paulo Silva Reis Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais

Sociedade

partilha facebook