CHAVES: Reclusos tentam fugir da cadeia de Chaves por buraco no teto

No momento da fuga estavam ao serviço três guardas prisionais e nenhum elemento na torre de vigia que está desativada.

Dois reclusos do Estabelecimento Prisional de Chaves tentaram fugir da cela na madrugada de sábado, 10 de setembro, por um buraco que abriram no teto da casa de banho da cela.

A fuga foi impedida, por volta das 00h30, pelos guardas prisionais que conseguiram travar a tentativa destes dois reclusos de 24 e 26 anos, quando realizavam uma ronda ao estabelecimento.

Segundo Rui Santos, Dirigente do Sindicato Nacional do Corpo Guarda Prisional (SNCGP), os dois presos na mesma cela, a cumprir a pena de crime por condução sem habilitação e por roubo, tinham sido recentemente transferidos do Estabelecimento Prisional de Braga.

De acordo com Rui Santos da SNCGP “o cimento já estava quebrado, faltaria uma rede que depois dá acesso às telhas”. No momento em que os presos tentaram a fuga, estariam ao serviço três guardas prisionais. “Por falta de elementos, as torres de vigia estão praticamente desativadas e sem efetivos os reclusos tentam a fuga”, destacou Rui Santos.

Depois deste incidente, um dos homens foi transferido para um cela com mais quatro reclusos e o outro encontra-se numa cela sozinho.

Segundo o Sindicato, o Estabelecimento Prisional de Chaves encontra-se em sobrelotação, após várias transferência de outros estabelecimentos, e com falta de guardas prisionais. “Há bem pouco tempo tivemos uma situação em que foi necessário recorrer à Polícia de Segurança Pública para ajudar a ir buscar um preso ao hospital porque só estavam três guardas de serviço noturno”, disse o dirigente a propósito do reduzido número de efetivos.

A cela ficou inutilizada até à sua reparação e os reclusos deverão ser alvo de um processo disciplinar.


Partilha Facebook-
12/09/2022 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais

Sociedade

partilha facebook