REGIÃO: Alto Tâmega dá mais um passo na captação de turistas

Território tem 264 pontos de interesse para o turista visitar.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) está a distribuir pelos estabelecimentos hoteleiros, acrílicos com QRcode do Visit Alto Tâmega e Mapas Turísticos do Território, no sentido de dar a conhecer, através destas ferramentas, os 264 pontos de interesse que a região dispõe e com isso captar mais turistas para o território.

Trata-se de uma iniciativa inserida no âmbito da Promoção Turística do Alto Tâmega e Barroso em sintonia com o Plano Estratégico da Região que a Comunidade Intermunicipal tem definido.

''Entendeu-se que a hotelaria e a restauração, sendo portas de entrada muito relevantes do território, deviam dispor de meios para fazer circular os turistas pela região. Então, definimos um pequeno elemento, os Mapas e os QRcode para ''aliciar'' o turista a permanecer mais tempo no território. Os mapas, com 264 pontos de especial interesse da região, vão servir de suporte para que os turistas possam levar informações da região, além de poderem aceder à plataforma visitaltotamega.com. O objetivo da estratégica turista do território é que quem nos visite passe cá mais tempo e portanto este é mais um passo para a captação de turistas'', revelou Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário-geral da CIMAT.

Os primeiros mapas e acrílicos com QRcode foram entregues em duas unidades hoteleiras do concelho de Boticas. Em Chaves, a distribuição arrancou esta sexta-feira, 9 de setembro, no Castelo Hotel. ''Estes mapas são sempre um complemento aos nossos serviços. É uma boa iniciativa'', destacou o Diretor do Castelo Hotel que até ao momento apenas dispunha de sistema de QRcode criado no período mais crítico da pandemia da Covid-19. ''O nosso QRcode indica aos turistas, os restaurantes, bares e os principais sítios de interesse na cidade e arredores, mas agora, temos um mapa com estes pontos todos'', disse António Jorge.

Com 50 mil mapas para entregar à região, a CIMAT vai continuar a ''viagem'' de distribuição destes meios pelos restantes municípios do Alto Tâmega e Barroso.

''Estamos a distribuir estes mapas num momento muito importante para nós porque, é no verão que há um pico de turistas, este ano fomos visitados em grande número, mas agora, iremos sentir a primeira quebra. Por isso, este é um momento decisivo para disseminar estes mapas e para que quem nos visita conheça que existem muitas outras ofertas no território'', acrescentou Ramiro Gonçalves.

Também Francisco Melo, Vice-presidente da Câmara Municipal de Chaves enalteceu esta iniciativa que coloca os municípios em cooperação. ''A soma das partes acaba por ser mais que o todo, ou seja, nós conseguimos que engrandeçam a região com estes 264 pontos turísticos de cada município. Queremos ter um produto cada vez maior para conseguir aumentar a estadia média e melhorar o tipo de turistas. É importante que os clientes estejam mais dias e que tenham melhor poder de compra'' , frisou o Vice-presidente que relembrou o trabalho que é necessário realizar nos meses de maior sazonalidade. ''As Termas de Chaves vão por exemplo, reduzir o preço dos tratamentos termais no período de época baixa para atrair turistas para a região''.

''Ajudar a ''vender'' o território''

Com um plano estratégico traçado, o Alto Tâmega e Barroso quer captar mais turistas, aumentar o número de presenças nos períodos de sazonalidade e a estada média dos visitantes na região que se fixa atualmente em 1,7 noites por turista.
''Estes 264 pontos de interesse turístico vão ''obrigar'' as pessoas a permanecer mais do que 1,7 noites no Alto Tâmega. O nosso objetivo é passar para uma média de 2,1 noites. Esperamos atingir esse desafio dentro dos próximos dois ou três anos'', recordou o Primeiro Secretário-geral da CIMAT.


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09/09/2022 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais

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