REGIÃO: Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude vão passar pelo Alto Tâmega

Os Símbolos das Jornadas têm percorrido os vários países do Mundo ao longo dos anos e vão estar presentes no Arciprestado do Alto Tâmega de 4 a 9 de setembro.

Estamos a um ano de toda a juventude do Mundo, se reunir com sua Santidade o Papa Francisco, em Lisboa, para as Jornadas Mundiais da Juventude. Os Símbolos das Jornadas têm percorrido os vários países do Mundo ao longo dos anos. E vão estar presentes no Arciprestado do Alto Tâmega de 4 de Setembro a 9 de Setembro de 2022.
No próximo dia 4 de setembro, domingo, vamos receber os símbolos da Jornadas Mundiais da Juventude, uma iniciativa que se realiza de 2 em dois anos e que reúne jovens à escala mundial, sempre num país diferente. Em 2023 cabe a Portugal receber este evento para jovens católicos e não católicos.
A cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora - os símbolos da JMJ, estão a percorrer o nosso país, neste tempo que antecede a Jornada que se realizará em Lisboa, em agosto de 2023.
A receção na Diocese de Vila Real será no domingo, dia 4 de setembro. Os símbolos vão ser acolhidos na ponte de Rebordelo, às 17h00, e chegarão ao Km0 em Chaves, acompanhados por jovens e um grupo de motards.
Depois em peregrinação, seguem pelas ruas da cidade até à Praça Camões, onde, pelas 18h30, terá lugar a receção oficial que contará com a presença do bispo da diocese, D. António Augusto Azevedo.
A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram entregues à delegação portuguesa no dia 22 de novembro de 2020, Domingo de Cristo-Rei, numa celebração presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano.
Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países. Tem sido encarada como um verdadeiro sinal de fé.
Desde 2000 que a Cruz peregrina conta com a companhia do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália.
É antiga a tradição de o levar em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e desgraças ou pôr fim a pestes. O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco, que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica.


Partilha Facebook-
27/08/2022

Sociedade

partilha facebook