Montalegre cancela “Sexta 13” devido à previsão de mau tempo

O Município de Montalegre anunciou esta segunda-feira, 09 de fevereiro, o cancelamento de todas as atividades previstas para o evento “Sexta 13 – Noite das Bruxas”, agendado para a próxima sexta-feira, dia 13 de fevereiro, devido à previsão de condições meteorológicas adversas e à declaração da situação de contingência em vigor em vários concelhos do país, referiu a autarquia.

Em comunicado, o Município refere que a decisão foi tomada “após ponderação conjunta com os Bombeiros Voluntários do concelho e as autoridades de Saúde Pública”, tendo sido deliberado o cancelamento do evento face à “gravidade do cenário meteorológico previsto”.
Segundo a Câmara Municipal, está previsto “precipitação persistente e por períodos de chuva intensa, rajadas de vento forte, da ordem dos 80 a 90Km/h, fraca amplitude térmica, bem como redução de visibilidade”.
A autarquia refere ainda que a decisão tem ainda em conta a declaração da situação de contingência determinada pelo Governo, que vigora entre as 00h00 de 5 de fevereiro e as 23h59 de 15 de fevereiro de 2026 e abrange “muitos concelhos donde os nossos visitantes são oriundos”.
Entre as razões apontadas, o município destaca a segurança rodoviária. No âmbito da saúde pública e da proteção civil, a autarquia considera que “não estarem reunidas as condições ideais para a plena fruição do espetáculo”, salientando também “o nível de risco e de prontidão da proteção civil com a previsão do vento forte durante a instalação e permanência dos palcos, a pluviosidade e a baixa temperatura”.
O cancelamento é igualmente apresentado como um gesto de solidariedade para com as populações de todo o país que foram afetadas pelas recentes intempéries.
O município refere ainda que o evento será reagendado, uma vez que o calendário de 2026 prevê nova Sexta-feira 13, a 13 de março.

Sara Esteves


Partilha Facebook-
10/02/2026

Sociedade

partilha facebook