Grupos locais mantêm vivo o Cantar das Janeiras na Câmara Municipal de Chaves

Mais um ano, e a tradição cumpriu-se com a passagem de vários grupos locais que quiseram agraciar o executivo municipal e os trabalhadores com a interpretação de temas alusivos à época festiva do Cantar das Janeiras, disse a autarquia flaviense.

Ao longo do mês de janeiro, diversos grupos corais deslocaram-se aos Paços do Concelho para, numa manifestação “genuinamente popular”, desejar um Bom Ano. Num “ambiente de convívio e partilha, e com um repertório bem definido”, a Associação Flaviense – Grupo Amizade, a Santa Casa da Misericórdia, a Tuna da Universidade Sénior – USAF e o Grupo do Plano de Ação Grupos Vulneráveis, “alegraram esta quadra, contribuindo para a preservação desta tradição e para o reforço das relações institucionais existentes”, disse a autarquia.

O Presidente da Câmara, Nuno Vaz, acompanhado pelos elementos do executivo municipal, “recebeu com agrado os grupos participantes e enalteceu a iniciativa”, sublinhando a importância do Cantar das Janeiras “na valorização e preservação dos costumes populares, retribuindo a todos os votos de um feliz Ano de 2026 e desejando a concretização dos desejos expressos nos cantares, tão bem interpretados”, destacou o município numa nota publicada.

As Janeiras “simbolizam a renovação do ciclo anual, representando a despedida do ano velho e a abertura de novos caminhos”. Ao entoar votos de “Boas Festas”, o povo “expressava o desejo de abundância, prosperidade no trabalho e saúde em cada lar, valores que continuam a dar sentido e vitalidade a esta tradição secular”, lê-se na mesma nota.

 

Fotos: CM Chaves


Partilha Facebook-
03/02/2026

Cultura

partilha facebook