Ministro da Agricultura e Mar inaugura 35ª Feira do Fumeiro de Montalegre

José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Mar, vai presidir na quinta-feira, 22 de janeiro, à inauguração da 35ª Feira do Fumeiro de Montalegre que decorrerá até domingo no Pavilhão Multiusos do concelho.

A abertura do evento está marcada para as 17 horas, seguindo-se uma visita aos expositores da Feira do Fumeiro e à Praça dos Sabores, local de degustação de produtos.

A 35.ª edição da Feira do Fumeiro contará com 50 expositores dedicados ao fumeiro e cerca de 20 expositores de outros produtos locais, como pão de centeio, mel, licores, compotas, batatas e vinho.

Segundo a Presidente da Câmara Municipal, o certame deverá atrair milhares de visitantes ao longo do fim de semana e gerar mais de dois milhões de euros em vendas diretas, dos quais mais de um milhão e meio corresponde à venda de fumeiro.

Fátima Fernandes destacou na apresentação do evento, na quarta-feira, 14 de janeiro, o impacto do certame na restauração, hotelaria e alojamento local, que nesta altura se encontra praticamente esgotado, tendo reforçado ainda a aposta do município na agricultura e na pecuária.

Segundo a autarca, e de acordo com dados do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), o concelho de Montalegre “é um dos que mais apoios recebe, que tem mais financiamento, portanto são mais de 15 milhões de euros que são distribuídos por cerca de 2400 explorações agrícolas”, além do investimento direto do município nos produtores, através da Cooperativa Agrícola do Barroso (CoopBarroso).

Fátima Fernandes salientou também a crescente participação de jovens no setor. “É sinal que os jovens percebem que está aqui uma atividade que dá muito trabalho, com toda a certeza, mas que também lhes permite ter um rendimento muito significativo”, afirmou.

A autarca enquadrou ainda a Feira do Fumeiro no conjunto de eventos que "afirmam" a identidade do concelho, como a Sexta 13, este ano nos meses de fevereiro e março, e o Entrudo, sublinhando que Montalegre se afirma como “um território resiliente, que mantém a tradição com inovação”.

O evento decorre num concelho reconhecido como Património Agrícola Mundial, estatuto que, segundo a autarquia, reforça a importância da preservação do sistema agro-pastoril e da valorização dos produtos endógenos.

A 35ª Feira do Fumeiro de Montalegre conta com animação, um espaço para degustação dos produtos (Praça dos Sabores), showcookings, apresentação de livro e chegas de bois.

 

Sara Esteves

Foto: Governo

 


Partilha Facebook-
16/01/2026

Sociedade

partilha facebook