Jovem flaviense lança o seu primeiro livro de poesia

O jovem flaviense José Paulo apresentou na sexta-feira, 26 de setembro, o seu primeiro livro “A Essência Distorcida do Homem” perante uma plateia intergeracional que encheu a sala multiusos da Biblioteca Municipal de Chaves.

A obra reúne uma coletânea de poemas que exploram a complexidade da natureza humana, emoções intensas e inquietações mais íntimas. Com versos “genuínos” e um olhar “crítico” sobre a sociedade contemporânea, o livro convida o leitor à reflexão e ao diálogo, sublinhando, ao mesmo tempo, a relevância da poesia enquanto expressão cultural e pessoal, disse a autarquia flaviense.

“Mais do que um exercício literário, este trabalho assume-se como espaço de desabafo e de autodescoberta. É o testemunho sincero e eclético de um aluno de 15 anos, com muita maturidade, grato pela vida que tem e que, através da escrita, procura compreender-se e interpretar o mundo que o rodeia”, lê-se na nota enviada pelo Município de Chaves.

A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara, Nuno Vaz, do Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Gil Alvar, e das professoras Paula Ribeiro e Cidália Pires. “As intervenções deixaram claro que, mesmo em idade jovem, a poesia pode revelar profundidade, questionamento e autenticidade, sendo este um exemplo de grande orgulho”.

O autor, José Paulo Fontoura Teixeira, natural de Chaves, frequenta o 10.º ano da Escola Secundária Dr. Júlio Martins, onde se destaca como aluno de mérito do Agrupamento. Para além do percurso académico e desportivo, demonstra grande interesse pela leitura e pela língua portuguesa, evidenciando sensibilidade e criatividade na escrita. “O seu gosto pelas palavras materializa-se na capacidade de transformar vivências em literatura, culminando agora na publicação do seu primeiro livro”, disse ainda a Câmara Municipal.

 

Fotos: CM Chaves


Partilha Facebook-
30/09/2025

Sociedade

partilha facebook