REGIÃO: Aviso vermelho: Chaves pode chegar aos 42 graus

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou oito distritos sob aviso vermelho, incluindo o distrito de Vila Real devido ao tempo quente. O alerta é válido pelo menos até às 18 horas da próxima quarta-feira, 13 de julho.

Segundo o IPMA é esperada a persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima. Em Chaves está prevista a temperatura máxima de 42 graus, em Boticas 40 graus, Montalegre 37 graus, Ribeira de Pena 40 graus, Valpaços 41 graus e Vila Pouca de Aguiar 38 graus.

Perante este cenário de instabilidade meteorológica a Direção Geral de Saúde recomenda a adoção de medidas de proteção adicionais. Segundo as autoridades de saúde deve procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados, aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas. Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina.

Também deve utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta, evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior, escolher as horas de menor calor para viajar de carro. Não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol e dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas,

Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas especificas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24.

Segundo a DGS, deve assegurar que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado. As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta, contactar e acompanhar os idosos e outras pessoas que vivam isoladas. Assegurar a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado e ter cuidados especiais, nomeadamente: moderar a atividade física, evitar a exposição direta ou indireta ao sol e garantir ingestão frequente de líquidos.


Partilha Facebook-
12/07/2022 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais

Sociedade

partilha facebook