Assembleia Municipal de Boticas aprova IMI na taxa mínima e devolução do IRS aos munícipes

A Assembleia Municipal de Boticas aprovou na quarta-feira, dia 10 de setembro, a fixação e redução da Taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) referente a 2025 e também a fixação da participação variável no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) a incidir sobre os rendimentos de 2026.

No próximo ano, o Município de Boticas volta a abdicar da totalidade da participação no IRS dos seus munícipes a que tem direito, ou seja, 5%, e mantém a taxa de IMI no valor mínimo permitido por lei (0,3%), dando ainda continuidade às reduções fixas para os agregados familiares com dependentes a cargo, disse a autarquia após uma sessão ordinária da Assembleia Municipal que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Assim, uma família com um filho dependente irá beneficiar de uma dedução de 30 euros, com dois dependentes uma dedução de 70 euros e com três ou mais dependentes um abatimento de 140 euros, conforme aprovado por unanimidade.

Nesta sessão da Assembleia Municipal, a última do presente mandato autárquico, foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo Grupo Municipal do PSD, pelo falecimento de um membro da Assembleia, vítima de um trágico acidente, na segunda-feira, dia 8 de setembro.  Cláudio Silva Gonçalves foi lembrado como membro da Assembleia Municipal de Boticas e pelo contributo dado ao Poder Local Democrático no Concelho.

 

Sara Esteves

Foto: CM Boticas


Partilha Facebook-
11/09/2025

Sociedade

partilha facebook