ÚLTIMA HORA: Festas da cidade ficaram sem fogo-de-artifício devido à situação de alerta

A situação de alerta decretada pelo Governo devido ao significativo aumento do risco de incêndio rural começou às 00h00 de sexta-feira e prolonga-se até ao dia 15 de julho.

Com as temperaturas a poderem passar os 40º nos próximos dias o Governo implementou medidas de caráter excecional, nomeadamente a proibição e a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, sendo suspensas as autorizações que tenham sido emitidas.
O Aquae Flaviae Fest, para as celebrações das “Festas da Cidade”, tinha previsto para o feriado Municipal de hoje um espetáculo pirotécnico às 00h00, mas este fica sem efeito devido à situação de alerta de incêndios decretada pelo Governo vai até 15 de julho.
Para além da proibição e a utilização de fogo-de-artifício, face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, os ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, da Saúde, do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e da Alimentação determinaram a declaração da situação de alerta em todo o território do continente até às 23h59 de 15 de julho, decretando para estes dia a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem.
Outras das medidas são as proibições da realização de queimadas e queimas, de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais, e de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a máquinas.
Recorde-se que segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a partir de hoje, devido ao risco elevado de incêndio florestal, o Distrito de Vila Real, está em alerta laranja.


Partilha Facebook-
08/07/2022 Jornalista: Paulo Silva Reis

Sociedade

partilha facebook