Secretário de Estado do Desporto valoriza a oferta desportiva em Vila Pouca de Aguiar

Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, esteve em Vila Pouca de Aguiar no sábado, dia 15 de março, enquadrado na iniciativa ‘Portugal Real’, e foi recebido por Ana Rita Dias, Presidente da Câmara Municipal. Seguiram-se visitas ao Gimnodesportivo Municipal, ao Complexo Desportivo e ao Campo da Avenida, em Sabroso de Aguiar.

A receção ao Secretário de Estado e respetiva comitiva decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho na tarde de sábado, e contou com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Dias, Diretor Regional do Norte do IPDJ, Luís Nascimento, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, e Manuela Castanheira, Vereadora na Câmara Municipal.

Esta visita de Pedro Dias, envolvida na iniciativa ‘Portugal Real’, tem como base conhecer a realidade desportiva nos municípios. “Decidimos ter esta iniciativa em algumas regiões do país, nomeadamente Beira Interior, Trás-os-Montes, Alentejo e as Regiões Autónomas e, inicialmente, chamámos internamente ‘Conhecer o Portugal Real’. O objetivo é irmos ao terreno, sair do gabinete e conhecer a realidade das coletividades e dos municípios, nomeadamente nas regiões onde normalmente não vamos fisicamente.”

Para este elemento do Governo existem três pilares essenciais no desenvolvimento da prática desportiva “que asseguram o funcionamento do desporto em Portugal”, que devem ser sensibilizados, e cuja oferta deve ser qualificada. “O nosso foco está em sensibilizar os três pilares do desenvolvimento desportivo, ou seja, as autarquias, as coletividades/clubes que são a célula base, e as famílias, para a importância de aumentarmos, de forma significativa, a oferta da prática desportiva”. Todo o processo deve ser pensado, uma vez que a prioridade é “fazermos uma aposta clara na qualificação do processo de iniciação à prática desportiva, à formação desportiva e ajudar os clubes a robustecer essa prática”.

Um outro objetivo da iniciativa ‘Portugal Real’ é “aproveitar para receber oportunidades de melhoria, questões que podemos melhorar, e alinhar aquilo que são as propostas e os objetivos do Governo para o desporto”. O Secretário de Estado acrescentou que esta visita aos diferentes concelhos procura também um alinhamento “na construção de um plano de desenvolvimento a 12 anos, (…) para conseguirmos melhorar os níveis de participação desportiva do nosso país”.

 

O desporto em números

Segundo o Secretário de Estado, 67 em cada 100 crianças até aos 18 anos não praticam desporto numa coletividade e “normalmente, as coletividades só se focam nos 33% que já praticam, quando o nosso foco deveria estar no sentido de trazer para a prática desportiva os 67% que habitualmente não praticam desporto de forma regular”.

Por outro lado, Pedro Dias salienta a importância do papel pioneiro que as autarquias têm feito de “não termos apenas uma oferta que esteja muito formatada para a competição formal da prática desportiva, mas permitir que as pessoas sejam ativas ao longo da vida” reforçando o caso concreto do Município de Vila Pouca de Aguiar já que “é necessário fazê-lo de uma forma articulada, estabelecendo prioridades. Acho que é muito relevante e importante isto que têm no vosso município que é a oferta desportiva”.

Ana Rita Dias, Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, reforça a ideia e diz que “há uma dinâmica desportiva muito forte, e mesmo a nível do associativismo. [As pessoas] tendem sempre a ter pelo menos uma atividade desportiva, seja federada, seja lúdica, seja só para ter momentos de interação com a comunidade”.  Nesta linha, relembra algumas iniciativas do município, que juntam a saúde ao desporto. “A ‘Diabetes em Movimento’, em que temos um técnico de desporto no programa a fazer exercício físico com pessoas que têm diabetes, (…) e também o projeto da ‘Prescrição Social’, para pessoas mais vulneráveis, para conseguirmos interagir com elas através de atividades ligadas ao desporto”.

O pacote de medidas que o Governo anunciou a 17 de dezembro de 2024, diz Pedro Dias, “envolve 65 milhões de euros” e visa essencialmente infraestruturas dos clubes. A intenção do Governo é “num horizonte temporal não muito alongado”, tentar criar um pacote de medidas específicas para requalificação e construção de infraestruturas escolares e municipais.

A Presidente da Câmara relatou ao Secretário de Estado preocupação com algumas infraestruturas desportivas. “Precisam de um avultado investimento e nem sempre o orçamento municipal permite realizar essas intervenções” uma vez que “os apoios que vêm para os clubes ou para as infraestruturas não são suficientes e a Câmara Municipal tem de entrar sempre com algum tipo de apoio”. Segundo a autarca, a resposta foi que “estavam a rever estas medidas de apoio às infraestruturas e que iria ser criado um financiamento ou um apoio para os municípios poderem reabilitar ou fazerem infraestruturas que estaria à volta de três milhões de euros, mais ou menos, para cada município”.

TRANSPORTE DAS EQUIPAS

Um outro assunto reportado pela Presidente ao Secretário de Estado é a situação do transporte das equipas para os locais onde têm as atividades desportivas e as competições”. Ana Rita Dias frisou que além do município, é “uma preocupação que todos os clubes têm manifestado”. “São cada vez mais equipas e mais atletas e os recursos não chegam para toda a gente. Nós realmente temos uma rede de transportes interessante no concelho, conseguimos dar resposta a vários setores, desde o desporto, às associações, à rede escolar, no entanto começa a tornar-se difícil fazer esta gestão. Por muito que queiramos ajudar, ao mesmo tempo não conseguimos”. Menciona ainda que “os veículos de que dispõem, já têm alguns anos de uso e [os clubes] precisam de ser apoiados para que consigam fazer essa mudança, para salvaguardar a segurança dos jovens, crianças, atletas e deles próprios”.

 

RECONHECIMENTO DO TRABALHO REALIZADO

Para Ana Rita Dias, a visita do Secretário de Estado é “um reconhecimento do excelente trabalho que se tem feito a nível do desporto, (…) é um município amigo do desporto já há longos anos. É uma estratégia municipal apostar no desporto, em todas as camadas, desde os mais pequenos até aos seniores, e isso vê-se pela dinâmica e pelos programas que estamos sempre a implementar no município para criarmos mais oferta para todos os públicos. Portanto esta visita em muito nos honrou”.  

No decorrer da visita, o Secretário de Estado teve oportunidade de ouvir e conversar com os representantes dos clubes desportivos do CTM (Centro de Treino Municipal), do Sport Clube de Vila Pouca, do Juventude de Pedras Salgadas e do Sabroso Sport Clube.

 

 

Ângela Vermelho

Fotos: CM VPA


Partilha Facebook-
18/03/2025

Desporto

partilha facebook