316 alunos participaram na prova escrita do Concurso Concelhio de Leitura de Chaves

Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, as escolas do concelho de Chaves foram palco de uma prova escrita do Concurso Concelhio de Leitura de Chaves (CCLC).

Este concurso, organizado pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC) com o apoio da autarquia, procura fomentar o interesse e o prazer da leitura, melhorar a competência leitora, a expressão oral e escrita e a capacidade discursiva e argumentativa.

A competição contou com a participação de 316 alunos, que se organizaram em equipas de três elementos. O primeiro escalão abrangeu os alunos dos 3.º e 4.º anos (1.º ciclo); o segundo escalão, os dos 5.º e 6.º anos (2.º ciclo); e o terceiro escalão, os dos 7.º e 8.º anos (3.º ciclo).

Segundo as escolas, a criação do regulamento, a escolha das obras, a elaboração das provas, a definição dos critérios de correção e a constituição dos júris coube ao GTBEC, assim como a divulgação do concurso nas escolas. O júri da prova escrita integrou docentes das equipa[1] s das bibliotecas escolares de cada Agrupamento.

Para a preparação da prova, as equipas leram a obra correspondente ao seu escalão. “Durante a prova, realizada individualmente, cada membro, demonstrou empenho e concentração com o intuito de obter a melhor pontuação, já que a soma das classificações dos três elementos expressará a pontuação final da equipa”. Trata-se de um desafio que o GTBEC lançou de incentivar os alunos a comprometerem-se individualmente com a leitura, procurando, ao mesmo tempo, alcançar um desempenho coletivo de excelência.

Os resultados da prova escrita já foram apurados em cada agrupamento, tendo sido selecionadas duas equipas de cada escalão para a prova oral, constituída por três etapas, que decorrerá no dia 3 de abril de 2025.

As bibliotecas escolares “veem, assim, reforçado o seu compromisso em fomentar o interesse pela leitura e em implementar iniciativas que desenvolvam as competências argumentativas e discursivas dos alunos, contribuindo para a formação de leitores mais críticos e comprometidos com a sociedade”.


Partilha Facebook-
09/03/2025

Cultura

partilha facebook