ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2025 - ENTREVISTA COMISSÕES POLÍTICAS CONCELHIAS DE CHAVES
Aproxima-se o período de campanha para as próximas eleições autárquicas que serão realizadas em data a marcar pelo Governo, e que, de acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE) decorrerão em setembro/outubro de 2025. Nesse sentido, o Canal Alto Tâmega leva a cabo um conjunto de entrevistas aos presidentes/porta-vozes das diferentes Comissões Políticas Concelhias de Chaves. Todos os partidos foram convidados tendo aceite o convite o (CDS-PP/CDU PCP-PEV/ CHEGA/IL/ PS/PSD).
1- Como antecipar as eleições autárquicas de 2025?
O Partido Socialista (PS) parte para as próximas eleições autárquicas com total confiança no trabalho realizado ao longo dos últimos sete anos e na sua capacidade em continuar a transformar o município num exemplo de progresso, inovação, bem-estar e felicidade.
Estamos convencidos de que os flavienses sentem, quotidianamente, o impacto das políticas que implementamos e a proximidade com que governamos, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos e todos.
Nos últimos dois mandatos, a ação autárquica tem colocado as pessoas no centro da ação, tendo reforçado, desde o início, um compromisso claro com o desenvolvimento sustentável, a coesão social e a criação de oportunidades. Sabemos que os desafios locais são complexos, mas temos de continuar a dar respostas concretas e eficazes, garantindo que o município cresça de forma equilibrada, sem deixar ninguém para trás.
2- Como foi o processo de escolha do candidato a presidente da Câmara Municipal de Chaves?
O PS encontra-se empenhado em executar, até ao último dia, o mandato que lhe foi conferido em 2021. Os flavienses não perdoariam o PS se, a 8 meses das eleições, o seu foco se fez, apenas, para as eleições autárquicas, esquecendo a governação local.
Os flavienses sabem que o atual Executivo Municipal, apoiado pelo PS, está empenhado em oferecer à comunidade novos equipamentos tais como: a piscina termal ao ar livre e o novo espaço multiusos que reconverterá o antigo Cineteatro num equipamento multifacetado, que, com certeza, se constituirão como duas âncoras para o turismo. Por outro lado, acredito que o Presidente Nuno Vaz está fortemente empenhado em concluir as empreitadas da Casa Mortuária e da cobertura ajardinada das Termas Romanas, assim como iniciar as tão ansiosas novas Piscinas.
Relativamente ao processo de escolha do candidato, posso garantir que se tratará de um processo centrado na identificação do perfil ideal - experiência; conhecimento profundo da realidade; capacidade de liderança - para continuar o trabalho que desenvolvemos e dar resposta aos novos desafios, sempre com o objetivo de servir os nossos concidadãos.
3- Que opinião tem sobre o candidato?
Como já referi, apresentaremos, no momento certo, o nosso candidato. No entanto, posso afirmar, desde já, que o candidato representará uma escolha lógica, acertada e estratégica, reflectindo o compromisso inequívoco do PS em continuar a apresentar aos flavienses uma liderança competente, com visão de futuro e profundamente ligada à realidade do conceito. Tratar-se-á de alguém que conjuga um conhecimento profundo da função e do território, com uma capacidade inegável de ouvir as pessoas, identificar os desafios e, acima de tudo, continuar a fazer, a empreender, no fundo, a melhorar a vida dos flavienses.
Não temos dúvidas de que os flavienses admiram as qualidades e a definição no projeto encetado em outubro de 2017 que tem permitido alcançar níveis elevados de prosperidade e esperança num futuro melhor.
4- Qual o objetivo da Comissão Política nas eleições autárquicas de 2025?
O objetivo é claro: garantir a consolidação e o reforço da posição de liderança no município, garantindo uma vitória robusta que permita continuar o trabalho de desenvolvimento e transformação que tem sido realizado no concelho. Este objetivo não se limita apenas à conquista da presidência da Câmara Municipal, mas estende-se também à eleição de mais membros para a Assembleia Municipal e presidentes de juntas de freguesia, de formar a fortalecer a capacidade de governar em rede e, por consequência, a eficácia do serviço público prestado às pessoas.
5- Já estão definidos todos os candidatos às juntas de freguesia? Em caso de resposta negativa, quantos faltam?
O processo de definição dos candidatos às freguesias do concelho está em curso, refletindo o trabalho laborioso e organizado da estrutura local. A grande maioria das candidaturas resultará, certamente, do leque de Presidentes de Junta atuais, sendo possível garantir já que o PS apresentará equipas sólidas, experientes e profundamente ligadas às comunidades locais.
O objetivo passa por apresentar, no seu devido tempo, o conjunto de candidatos, permitindo aos cidadãos de cada freguesia conhecerem as equipas e os projetos, de forma a permitir-lhes refletir e escolher os melhores para gerir os destinos das suas freguesias.
6- Já está definido como candidato à Assembleia Municipal? Qual é o nome?
O processo de definição do candidato à presidência da Assembleia Municipal será concluído até ao final do primeiro semestre. A escolha irá recair, novamente, numa personalidade de referência e competência, com experiência na vida pública e detentores de um conhecimento profundo do território.
A Comissão Política Concelhia fará o anúncio oficial, garantindo que a candidatura seja reúna consenso e contribua para o reforço do projeto autárquico do PS para Chaves.
7- Que análise faz à situação política atual?
A situação política atual traduz um contexto de grande responsabilidade para todos os intervenientes, em função do surgimento de novos problemas que decorrem da evolução que vivemos nos últimos anos. Há sete anos, ninguém falou de problemas de habitação, de falta de mão de obra, de problemas de mobilidade ou de falta de vagas ao nível das creches e pré-escolares, problemas causados, em grande parte, pelo sucesso na atração de novas empresas e investimentos para o nosso Parque Empresarial que resultou em mais emprego e mais famílias a viver no nosso território. Noutro domínio, a aposta na qualificação e a capacitação com o regresso do Ensino Superior Público, a requalificação de espaços públicos ou a execução de equipamentos coletivos são outras áreas de relevo que trouxeram maior qualidade de vida e permitem olhar para o futuro com muito mais otimismo, deixando de parte a falta do que tínhamos em 2017.
Durante sete anos, apresentou um crescimento absolutamente excepcional na área do turismo, requalificámos e demos vida a espaços públicos ímpares como é o caso do Jardim do Bacalhau, da zona ribeirinha junto à Ponte Romana e do Museu das Termas Romanas. Apostámos no setor social e na educação, tendo realizado investimentos em mais apoios e novas condições nas habitações sociais, assim como na requalificação do parque escolar e no reforço da escola a tempo inteiro.
Por fim, importa registar o investimento relevante concretizado nas Freguesias, traduzido no incremento de mais de 100% no apoio para a execução de competências próprias, bem como na requalificação de 100Km de vias rodoviárias de ligação entre localidades e freguesias e nas mais de duas concentrações e meias de empreitadas realizadas pela Câmara Municipal.
O PS orgulha-se de ser um partido que governa com transparência, diálogo e participação. Ouvir as pessoas, respeitar as suas opiniões e fazer acontecer em conjunto com a comunidade, constitui-se como a marca indelével da Governação do Presidente Nuno Vaz que importa continuar.
Anselmo Martins, Presidente Comissão Política Concelhia PS
Partilha Facebook-
18/02/2025
Política
partilha facebook