Publicado em Diário da República resolução que recomenda a aprovação do Plano Ferroviário Nacional

É incluída de forma clara e inequívoca a totalidade da Linha do Corgo, definindo que seja realizado o seu estudo de viabilidade para reabertura em sede do Plano Ferroviário Nacional (PFN).

Foi publicada na quinta-feira, 07 de novembro, em Diário da República uma Resolução da Assembleia da República na qual recomenda ao Governo a aprovação do Plano Ferroviário Nacional.

Entre as várias medidas recomendadas, o Parlamento apela ao Governo, que mantenha neste Plano, o alargamento da Rede Ferroviária Nacional aos Centros Urbanos Regionais, definidos no Plano Nacional de Políticas de Ordenamento do Território (PNPOT), que inclui todas as antigas capitais de distrito, que concretize os projetos de expansão da rede ferroviária já em execução e que estabeleça como objetivo que toda a rede ferroviária esteja eletrificada e dotada de sistema automático de controlo de comboios até 2030.

A resolução contempla ainda, a necessidade de estabelecer que "todos os portos e fronteiras estejam acessíveis a comboios de mercadorias de, pelo menos, 750 m de comprimento" e sugere "a criação de uma rede de terminais rodoferroviários que garanta acesso adequado às áreas metropolitanas, zonas de maior concentração industrial e principais nós da rede ferroviária".

No que diz respeito à Linha do Corgo, que atravessa Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves, a resolução refere que o Plano Ferroviário Nacional deve ainda prever, “pendente de análise de viabilidade e pertinência”, o estudo de várias ligações e caminho-de-ferro, nomeadamente a Ligação Chaves - Vila Real - Régua (Linha do Corgo).

Para o ‘Via Estreita’, página dedicada às quatro Vias Estreitas da Malha Ferroviária do Douro (Tâmega, Corgo, Tua, Sabor), “nada está decidido efetivamente sobre a Reabertura da Linha do Corgo. O PFN, apresentado em 2022, é um conjunto de obras consideradas, após duas consultas públicas, como prioritárias para o país, e não uma promessa política de que todas vão ser feitas. Esta Resolução também não representa, ainda, um garante de que se chegue sequer à fase de estudo de reabertura integral da Linha do Corgo. Mas, que fique bem claro também que a Reabertura integral da Linha do Corgo é um objetivo que está neste momento a ser considerado ao mais alto nível político e governativo, algo que há meia dúzia de anos atrás era impensável, e que continua a sê-lo para muitos outros troços ferroviários encerrados em Portugal”, referem os responsáveis por esta página.

A reativação da linha ferroviária do Corgo, entre Peso da Régua e Chaves, com uma extensão de 96 quilómetros, está em petição pública desde 31 de janeiro de 2024, no portal da Assembleia da República, tendo já recolhido 560 assinaturas.

A Linha do Corgo atravessa Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves e serve diretamente as cidades do Peso da Régua, Vila Real, e Chaves, e as vilas de Vila Pouca de Aguiar e de Vidago, com um total de 30 estações, distribuídas ao longo de 21 freguesias e servindo um total de 66 mil cidadãos.

 

Foto: Via Estreita


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14/11/2024

Sociedade

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