ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro realiza o primeiro tratamento de tromboaspiração

Tratamento foi realizado em doente com Tromboembolismo Pulmonar (TEP).

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) realizou, no dia 13 de agosto, o primeiro procedimento de Tromboaspiração num paciente com Tromboembolia Pulmonar (TEP), disse a administração da ULSTMAD.

Segundo o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, esta diferenciação técnica elimina a necessidade de deslocação dos doentes para os centros de referência dos grandes centros, reduzindo significativamente o tempo de intervenção e os riscos associados ao transporte.

Segundo Hélder Ribeiro, especialista em Cardiologia, "esta capacitação permite à ULSTMAD tratar doentes com embolia pulmonar que apresentem contraindicações para a terapêutica tradicional, que consiste na aplicação de medicação endovenosa para dissolver o trombo. O procedimento de tromboaspiração remove imediatamente o trombo das artérias, restabelecendo o fluxo sanguíneo de uma forma rápida e eficaz."

Ilídio Moreira, Cardiologista e Diretor do Serviço de Cardiologia da ULSTMAD, destaca que "a técnica é realizada pela equipa de Cardiologia de Intervenção, que já possui grande experiência no tratamento do enfarte, com a Via Verde Coronária implementada e consolidada no Serviço de Urgência".

Impacto nos doentes com Acidente Vascular Cerebral (AVC)

De acordo com a ULSTMAD, a nova técnica não só beneficia os pacientes com TEP, mas também aqueles com Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquémico. Nelson Barros, Diretor do Serviço de Medicina Intensiva, explica que "esta terapêutica é uma mais valia no tratamento dos nossos doentes, pois o AVC é uma das doenças com maior incidência e mortalidade no país".

Francisco Esteves, Diretor Clínico para os Cuidados Hospitalares da ULSTMAD, avalia o momento como "importante conquista para a população de Trás-os-Montes, Alto Douro e Nordeste Transmontano que, desta forma, veem assegurada uma maior proteção em saúde".

Centro de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular

O Ministério da Saúde autorizou recentemente a instalação do segundo equipamento de Angiografia, que permitirá a aquisição de dois Angiógrafos, num investimento de valor superior a quatro milhões de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que inclui, também, dois equipamentos de TAC.

De acordo com o Presidente da ULSTMAD, “é vantajosa e recomendável a concentração no mesmo local do conjunto das instalações hospitalares destinadas à realização de técnicas angiográficas, o que permitirá a criação do Centro de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular".

Para Ivo Oliveira, esta nova valência, “não só fortalece a capacidade de resposta da ULSTMAD, como também potencializa sinergias entre diversas especialidades médicas (Cardiologia, Radiologia, Neurorradiologia, Cirurgia Vascular)".

A Unidade de Saúde Local de Trás-os-Montes e Alto Douro foi criada em janeiro e agrega os hospitais de Chaves, Lamego e Vila Real. Tem integradas 59 unidades funcionais de cuidados de saúde primários, em 23 centros de saúde, que em conjunto com as três unidades hospitalares dão resposta a uma população de cerca de cerca de 369 mil habitantes. Esta ULS serve 21 concelhos.

 Sara Esteves

Foto: ULSTMAD


Partilha Facebook-
03/09/2024

Sociedade

partilha facebook