Tresminas e Las Médulas renovam protocolo para promoção do legado mineiro de Portugal e Espanha

Desde 2016 que o Complexo mineiro de Tresminas se associou às minas espanholas de Las Médulas, numa parceria transfronteiriça, como forma de fortalecer a candidatura a Património Mundial da Unesco.

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar e a Fundação Las Médulas em León, na Espanha, assinaram na segunda-feira, 08 de julho, um protocolo de cooperação, para desenvolver um programa conjunto de investigação, promoção e valorização dos seus antigos complexos mineiros de ouro romanos, o Complexo Romano de Tresminas e o Espaço Cultural e Natural de Las Médulas.

A paisagem cultural de Las Médulas está classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1997. Já o Complexo Romano de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, está classificado como bem de interesse público desde o mesmo ano, procurando por via desta cooperação o reconhecimento da UNESCO e a sua inscrição na lista de Património Mundial.

Com base neste protocolo, o Município de Vila Pouca de Aguiar e a Fundação Las Medulas comprometem-se a cooperar em torno da programação cultural, promoção e divulgação articulada ou conjunta dos seus patrimónios, no desenvolvimento de programas científicos e educativos, de capacitação técnica e de formação de guias, assim como de internacionalização e procura conjunta de fontes de financiamento.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Ana Rita Dias, a assinatura deste protocolo “cria as condições para que a candidatura das minas de Tresminas a Património da Humanidade seja uma realidade. É uma oportunidade única para colocar o nosso concelho e região no mapa mundial do Património Cultural. Com o apoio e colaboração da CCDR NORTE e da Fundação Las Médulas, este reconhecimento esperado da UNESCO trará múltiplos benefícios para as nossas regiões mineiras, a preservação do nosso património e o desenvolvimento económico e social das nossas localidades”, destacou a autarca em nota publicada pela CCDR Norte.

O ato formal de assinatura do protocolo entre a Fundación Las Médulas, representado pelo Diretor Geral de Património Cultural da Junta de Castela e Leão, Juan Carlos Prieto, e o Município de Vila Pouca de Aguiar, representado pela Presidente, Ana Rita Dias, é apadrinhado, do lado português, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).


Foto: CM Vila Pouca de Aguiar


Partilha Facebook-
10/07/2024 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: DR

Sociedade

partilha facebook