BUPi de Chaves abre portas para apoiar cidadãos a identificarem as suas propriedades

Chaves conta já com o Balcão Único do Prédio (BUPi), criado com o objetivo de estimular a identificação e representação gráfica dos terrenos, de forma simples e gratuita, disse hoje a autarquia flaviense.

O BUPi de Chaves abriu portas no dia 17 de junho, como um espaço de apoio técnico e atendimento aos cidadãos com prédios rústicos e mistos inscritos no concelho, “permitindo a redução de burocracias, traduzidas em processos mais rápidos e eficientes, tanto para os cidadãos como para as empresas”, revelou através de comunicado o município.

O executivo municipal visitou hoje o espaço, localizado no Mercado Municipal de Chaves, nas Lojas nº54 e 55, e a funcionar com agendamento prévio para atendimento presencial. Os cidadãos interessados poderão agora identificar os seus prédios, através do procedimento de representação gráfica georreferenciada (RGG) da informação cadastral, através do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (SICS), promovendo, assim, a partilha de informação entre entidades da Administração Local e Central.

Destaque-se que a recolha de toda a informação matricial permitirá “um conhecimento mais detalhado e atualizado do território do concelho, permitindo aumentar as políticas de ordenamento territorial e garantir a sua eficácia”, sendo que a informação resultante do levantamento permitirá “atuar em diversas vertentes, como por exemplo na identificação de proprietários a contactar em caso de incêndios, e/ou para os mesmos procederem a limpezas necessárias dos terrenos”.

O BUPi resulta de uma candidatura do Município ao “Aviso N.º 01/C08-i02.04/2023 – Cadastro da Propriedade Rústica e Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo: Sistema Nacional de Cadastro Predial – Dimensão Local Região Norte” | Projeto n.º 5256 “Balcão Único do Prédio de Chaves (BUPI de Chaves)”.

Fotos: CM Chaves


Partilha Facebook-
19/06/2024 Repórter de imagem: DR

Sociedade

partilha facebook