Padre Fontes celebrou o 82º aniversário com lançamento de dois livros

Na sede do Ecomuseu de Barroso, o conhecido embaixador de Montalegre, padre Lourenço Fontes, celebrou 82 anos na presença de familiares e amigos que não quiseram deixar de marcar presença neste dia festivo que ficou também marcado pelo anúncio de que o padre Fontes vai ter um selo dos CTT com a sua figura.

O padre Fontes, no dia do seu aniversário, celebrado a 22 de fevereiro, lançou mais dois livros, ‘Etnografia Transmontana Volume III’ e ‘Memórias do Barroso’, que se juntam à sua vasta obra literária. Uma jornada marcada pelo seu aniversário (82 anos) e pelo anúncio do presidente da autarquia, Orlando Alves, ao referir que os CTT vão projetar um selo com a figura do pároco inserido na secção de ‘Vultos da nossa História, Arte e Ciência’. Ficou ainda a saber-se que está para breve outra obra deste embaixador do concelho. Irá chamar-se ‘O diário do padre Fontes’.

«Este é um momento de muitas celebrações. Celebrar a amizade, o aniversário, o amigo, o homem de cultura e também a entrada nesta "nova vida" pois tivemos que a interromper em consequência da pandemia. Há aqui uma espécie de conjugação astral. 82 anos é um marco importante na vida dele e também dos amigos que ele tem. Desejamos que tenha muita saúde e ter o conforto de ter os seus amigos. Uma das últimas coisas que aprendi com o padre Fontes é esta capacidade que tem para perceber e aceitar as limitações que a idade impõe. Assume-as e vive tudo isto com muita exaltação e fé,» disse o Presidente da Câmara de Montalegre Orlando Alves.

Visivelmente satisfeito, padre fontes começou por dizer que «não podia estar melhor. Estou rodeado de amigos. De longe e de perto. São dois livros que falam por mim e falam por nós todos. São memórias que já se perderam. Gostei muito de estar aqui. Um dia que também é de Bento da Cruz. Gostei muito do que aconteceu no auditório municipal. A Filandorra cantou-me os parabéns. Estou feliz da vida,» concluiu o autor.


Partilha Facebook-
02/03/2022 Jornalista: Paulo Silva Reis Foto: DR

Cultura

partilha facebook