CHAVES: Projeto Erasmus+ “Robots and Education” no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins

O Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins participou no projeto Erasmus+ “Robots and Education” com a Escola CEIP CONCHA HLHI, Karrantza, Biscaia, Espanha e recebeu, entre os dias 29 de maio e 4 de junho, dezassete alunos e duas professoras para partilha de práticas pedagógicas e analisar como cada escola trabalha essas práticas com os alunos, nomeadamente no âmbito das STEAM aplicadas a diferentes disciplinas curriculares.

A abordagem STEAM - acrónimo Inglês que se refere a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte/Humanidades e Matemática - procura proporcionar aos alunos diferentes formas de aprendizagem, através do diálogo, investigação e pensamento crítico para dotá-los de capacidades de resolução de problemas reais. Do nosso Agrupamento, este projeto teve como principais participantes e intervenientes dezassete alunos do 2º ciclo da Escola Nadir Afonso, que durante uma semana, em conjunto com os alunos da escola de Biscaia, os nossos alunos realizaram atividades diversificadas para desenvolver as competências não só no âmbito da Robótica, mas também no que respeita às suas relações interpessoais, interculturais e sociolinguísticas, criando laços com os alunos que acolheram em suas casas.

O tema principal do projeto - a robótica - foi trabalhado com base em dois sistemas diferentes, nomeadamente: Arduino e LEGO. Durante a semana foram planeadas e realizadas atividades com os dois sistemas para que os alunos envolvidos pudessem expandir e aprofundar o conhecimento nesta área. Os professores Luís Salomé, Sérgio Queirós e Rui Silva do AEJM que desenvolvem atividades de robótica, tanto em clubes como nas aulas de Tecnologias da Informação e Comunicação, prepararam a realização e programação de projetos, nomeadamente com semáforos.

As professoras Eider Monduate e Maitane Lizarte, de Espanha, prepararam dois tipos de atividades para os alunos realizarem em grupos mistos. A primeira consistiu em montar e automatizar um robô, e a segunda em construir e programar robôs que fossem amigos do ambiente. O trabalho final do projeto consistiu em os alunos apresentarem as suas criações em inglês, desenvolvendo também desta forma as capacidades dos alunos na utilização da língua inglesa como meio de comunicação. Todos se empenharam nas atividades, professores orientando e alunos construindo conhecimento, construindo robôs muito interessantes. O projeto resultou em partilhas e aprendizagens bem-sucedidas.

Para além destas aprendizagens específicas, os alunos tiveram ainda a oportunidade de contactar com línguas estrangeiras e despertar a curiosidade e criatividade através de atividades dinamizadas pela biblioteca escolar, onde também assistiram a uma peça de teatro e tentaram reproduzir quadros de Nadir Afonso. Ficaram a conhecer-se melhor através de atividades desportivas e jogos tradicionais realizados na margem do rio Tâmega, sendo a canoagem a atividade mais ansiada por todos.
No Dia da Criança, reforçaram o conhecimento de boas práticas de prevenção rodoviária e puderam mostrar os seus dotes artísticos no XXIII Festival da Canção do Agrupamento, cantando em conjunto com os seus novos amigos - em Inglês, em Português/Espanhol e até em Basco – Very well! Muito bem! Muy bien! Oso ondo!

No dia dedicado à cidade de Chaves, foi com muita atenção que ouviram o professor João Batista apresentar um pouco da história e cultura de “Aquae Flaviae”, referindo-se também a Júlio Martins, António Granjo e Nadir Afonso, pelo contributo dado nas áreas da educação e arte. Passando da teoria à prática, visitaram o parque das Caldas, os monumentos mais emblemáticos da cidade e puderam subir à Torre de Menagem e visitar o Museu das Termas de Chaves.
A semana, intensa e de muito trabalho colaborativo, de muita aprendizagem e de extrema felicidade, culminou com a visita de estudo a Viana do Castelo, envolvendo todos os alunos do sexto ano.

No sábado, dia 4 de junho, a manhã de despedida e partida foi feita de abraços, risadas, conversas e algumas lágrimas.
As docentes Carla Chaves e Paula Araújo, responsáveis pela organização deste projeto, agradecem ao Diretor do AEJM, Gil Alvar, pelo incentivo e apoio dado aos professores para participar em projetos Erasmus+, à Coordenadora de estabelecimento da Escola Nadir Afonso, Beatriz Martins, pela sua dedicação na realização do projeto, à equipa da Biblioteca Escolar que foi incansável na preparação e realização de atividades, bem como pela constante atenção e apoio dados aos alunos e professores Erasmus. Agradecem ainda ao professor Manuel Heitor, pelo ensaio dos artistas, aos professores de Educação Física pela coordenação das atividades desportivas, aos alunos do Curso Profissional de Multimédia pela elaboração dos cartazes de divulgação, à Câmara Municipal de Chaves pelo apoio nas atividades desportivas e culturais e a todos aqueles que deram o seu contributo e tempo para o sucesso do projeto.

O último e maior agradecimento é dirigido às famílias pela coragem em acolher mais um “filho/filha”, que encheram de carinho e aos quais proporcionaram momentos únicos e inesquecíveis.

“Muito, mas muito obrigado a todos os professores, assistentes, alunos e famílias que abraçaram este projeto e ajudaram a concretizá-lo. Bem-haja a todos!”


Partilha Facebook-
10/06/2022

Sociedade

partilha facebook