Festival ‘Entre Curtas’ com programa internacional e diversificado

Organizado pelo Teatro Experimental Flaviense (TEF), foi apresentado na segunda-feira, dia 29 de abril, no Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso, o programa oficial da edição de estreia deste festival que decorrerá em Chaves de 15 a 18 de maio, no Cineteatro Bento Martins.

A sessão de abertura do Festival ‘Entre Curtas’ apresentará a estreia oficial do filme "Adeus", de Rúben Sevivas, agendada para as 21h30 do dia 15 de maio, com entrada gratuita. Já a sessão de encerramento, que terá lugar no dia 18 de maio, pelas 19h00, além da entrega de prémios, exibirá a curta-metragem de ficção vencedora dos Prémios Goya 2024, intitulada “Aunque es de Noche”, de Guillermo García López, com a presença da produtora Marina García López.

O programa do evento divide-se em Competição Internacional, Competição Nacional e Entr’Escolas. A Competição Internacional Filmes como “Stranger” (França), "Suitcase" (Irão) e "Morna Lúa" (Espanha - em estreia mundial) “prometem levar o público numa viagem emocionante através de diversas culturas e diferentes narrativas”, revelou a organização.

A Competição Nacional destaca produções como "Um Caroço de Abacate" de Ary Zara e "Sopa Fria" de Marta Monteiro, revelando “a riqueza do cinema português”.

Por fim, o Entr’Escolas, nova competição, “celebra o talento emergente das escolas de cinema da península Ibérica com diversas curtas-metragens a concurso”.

“O Festival contará com a presença de diversos realizadores e equipas de produção, proporcionando ao público a oportunidade de interagir diretamente com os criadores por trás das obras. Também existirão momentos para várias talks com temáticas como a Educação, Interioridade, Cultura e Co-Produção com a presença de nomes como Manuel João Vieira e Carolina Castro Almeida”, destaca o festival.

O Festival Entre Curtas, cujos bilhetes estão disponíveis, visa “destacar as dinâmicas culturais e artísticas da região de Chaves, para além de ter como tema a interioridade e o isolamento promovendo a reflexão sobre o espaço íntimo, seja ele físico, emocional ou cultural, e o modo como este molda a nossa existência”.

Fotos: Entre Curtas


Partilha Facebook-
07/05/2024

Cultura

partilha facebook