Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar quer criar Curso de Bombeiro Profissional

Assinatura de protocolo de intenção para a criação deste curso decorreu na segunda-feira, 11 de março, em Vila Pouca de Aguiar.

A Escola Nacional de Bombeiros, o Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários assinaram na segunda-feira, 11 de março, um protocolo de intenção para a criação de um curso de Bombeiro Profissional.

Reconhecido pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), este curso tem um plano curricular de três anos, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações, revelou ao Canal Alto Tâmega o diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, Paulo Pimenta.

“Decidimos avançar com a candidatura ao curso de bombeiro profissional. Neste momento só há dois cursos no país, um em Espinho, outro em Mafra e naturalmente este a ser aprovado será o terceiro”, disse o diretor deste agrupamento que apontou também a manifestação de interesse pelo curso de vários alunos do concelho e de outros do Alto Tâmega e Barroso.

Este agrupamento de escolas foi contemplado com um Centro Tecnológico Especializado (CTE) e nesse sentido, espera-se que este curso “possa dar resposta educativa na área dos bombeiros a todo ao Alto Tâmega. Precisamos de técnicos especializados para administrar o curso e por isso, fizemos o protocolo com Escola Nacional de Bombeiros e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários que já é reconhecida como entidade formadora”.

Segundo o diretor, o curso “dá empregabilidade garantida” e permite que os alunos “integrarem as Equipas de Intervenção Permanente (EIP) sem terem de fazer a formação inicial dos bombeiros”.

Na cerimónia, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, Vítor Reis, em representação da Escola Nacional de Bombeiros, Paulo Pimenta, diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, José Eduardo Quinteiro, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e ainda o presidente da Assembleia Municipal, Álvaro de Sousa, o Comandante dos Bombeiros, Hugo Silva, e mais representantes de coletividades, bombeiros, docentes e alunos que poderão vir a ingressar nesta atividade profissional e social.

Se a candidatura for aprovada, prevê-se que o curso de bombeiro profissional arranque no próximo ano letivo no Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.


Partilha Facebook-
13/03/2024 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: DR

Sociedade

partilha facebook