Centro interpretativo em Pitões das Júnias vai homenagear Lobo Ibérico

Espaço abre ao público amanhã, numa cerimónia que contará com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

O novo Centro Interpretativo do Lobo Ibérico (CILI), criado na turística aldeia de Pitões das Júnias, no concelho de Montalegre, abre portas esta quinta-feira, 18 de janeiro, para homenagear esta subespécie com várias alcateias espalhadas pelo Parque Nacional da Peneda Gerês.

Segundo a autarquia, o espaço será “todo ele dedicado ao lobo, onde a própria arquitetura do seu interior projeta o visitante nas várias tipologias de fojos de lobo existentes na região do Barroso e nele se conseguiu apresentar uma imagem completa do lobo-ibérico (canis lupus signatus) nas suas múltiplas perspetivas e contextos, como espécie selvagem, como parte integrante duma paisagem e como parte duma relação com o Homem, no passado e no presente.”

Trata-se do primeiro centro interpretativo do lobo-ibérico em Portugal focado nas populações selvagens deste predador e na história das suas relações com o Homem, localizado em plena área de ocorrência desta espécie.

A abertura conta com a presença, entre outras individualidades, do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

O centro interpretativo representa um investimento de cerca de 300 mil euros e teve financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


Partilha Facebook-
17/01/2024 Repórter de imagem: DR Foto ilustrativa de Marc-Oliver Jodoin

Sociedade

partilha facebook