Concelho de Chaves está a festejar a Literatura e a Cultura

A 7ª edição da Festa da Literatura de Chaves já arrancou e termina a 2 de dezembro.

A Festa da Literatura de Chaves (FLIC) está de regresso ao concelho flaviense. A edição deste ano arrancou na quarta-feira, 22 de novembro, no Salão Nobre do Rotary Club de Chaves com uma sessão de abertura que contou com o presidente do Rotary, Francisco Taveira, e do vereador do município de Chaves, Nuno Coelho.

Seguiu-se a abertura da exposição coletiva dos artistas da VIA XVII e um momento musical ensemble protagonizado pela Academia de Artes de Chaves. Nesta tarde decorreu ainda o lançamento da primeira de 18 mesas de trabalho dedicada ao tema “O contributo da cultura para a integração económica Galiza/Norte de Portugal”, pelo orador Xavier Alcalá Navarros, com moderação de Jorge Melo e ainda a apresentação dos livros “Uma possibilidade chamada menina” contos de Ana Freitas e “A morte tão próxima que não a vemos” contos do escritor Domingos Lobo.

Esta festa literária, que vai já na sétima edição, conta este ano com o contributo de 200 pessoas entre escritores nacionais (sobretudo flavienses/transmontanos) e internacionais, músicos e diversas personalidades ligadas à literatura, às artes e à cultura em geral. As atividades percorrem diversos espaços como o Rotary Clube de Chaves, os diferentes agrupamentos de escolas do concelho, o Estabelecimento Prisional de Chaves, o Centro de Formação Profissional de Chaves, a Escola Profissional de Chaves, o café Aurora, o Regimento de Infantaria nº19, o Centro Cultural de Vilarelho da Raia, e o auditório do hotel Primavera, em Vidago.

Ao longo dos diferentes dias da FLIC há espaço para abordagens e debates sobre diferentes temas com oradores e moderadores, momentos musicais, apresentação de livros, atuações, leituras de poemas, exposições entre outras atividades.

O evento está a ser organizado pelo Rotary Club de Chaves e pela Via XVII – Grupo de Artes e Letras com a cooperação da Universidade Sénior de Rotary de Chaves e a Câmara Municipal.

A 7ª edição da Festa da Literatura de Chaves terá atividades no dia 29 e 30 de novembro e nos dias 1e 2 de dezembro, com iniciativas culturais a decorrer em Vidago, Vilarelho da Raia e Chaves. O evento termina no sábado, 2 de dezembro, com uma cerimónia de entrega do Prémio Rotário de Mérito Literário (II edição) ao escritor José León Machado e com um jantar de gala da FLIC em Vidago.


Partilha Facebook-
27/11/2023 Fotos: DR

Cultura

partilha facebook