Câmara de Valpaços está contra a exploração de minerais metálicos no concelho

O Município apelou ainda a população para que não aceite negociar a exploração de minerais nas suas propriedades com a empresa Fortescue.

A Câmara Municipal de Valpaços mostrou-se esta terça-feira, 17 de outubro, contra o projeto de minerais metálicos proposto para o concelho e apelou aos proprietários de terrenos para que não aceitem negociar a exploração de minerais nas suas propriedades com a empresa Fortescue.

Em comunicado, a autarquia revelou que “jamais” poderá aceitar a destruição da floresta, dos solos da riqueza ambiente e das potencialidades do concelho, garantindo ainda que continuará “a mostrar dureza e firmeza na defesa dos nossos valores”. O presidente da Câmara Municipal, Amílcar Almeida, admite recorrer a todas as instâncias “nacionais e internacionais”, para impedir a concretização do projeto no concelho, para qual emitiu “sempre o parecer desfavorável”.

Em maio foi assinado um contrato entre a Portugal Fortescue e a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), com vista à prospeção e pesquisa de lítio, estanho, tungsténio, ouro, prata, chumbo, zinco, cobre e outros depósitos minerais e metais associados na área designada de Mariola, na freguesia Sonim e Barreiros, concelho de Valpaços. O projeto também se estenderá ao município Chaves.

A Câmara Municipal diz ter conhecimento que a empresa Fortescue está a agendar várias reuniões com as Juntas de Freguesia e com a população e adianta que irá fazer-se representar, através de um membro do executivo em todas, de forma a dar conhecimento da sua posição contra a exploração de depósitos de minerais metálicos com “evidente e reconhecido” impacto negativo aos vários níveis.

“Iremos continuar a sensibilizar todos para que não aceitem negociar as suas propriedades com a referida empresa, ainda que a proposta seja tentadora, porquanto as desvantagens, no presente e no futuro, serem devastadoras para o nosso território”, termina por dizer o autarca valpacense.

A australiana Fortescue é a quarta maior produtora de ferro do mundo com vários pedidos de exploração e prospeção em todo o país.


Partilha Facebook-
17/10/2023 Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais

Sociedade

partilha facebook