Crianças recebem lição sobre alimentação saudável

O Município de Chaves celebrou o Dia Mundial da Alimentação com ações de educação alimentar.

Perto de 1500 crianças do pré-escolar e 1º ciclo de ensino público do concelho de Chaves celebraram esta segunda-feira, 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação com um conjunto de iniciativas que promoveram na comunidade educativa, a importância de uma alimentação saudável e alertaram para a necessidade de reduzir o desperdício alimentar.

Os mais novos receberam um lanche saudável que incluía leite, iogurte, peça de fruta e um pão com queijo. Uma escolha acertada para um lanche que muitos pais podem adotar para os filhos. Na hora de almoço as crianças almoçaram lasanha de vegetais, cozinhada com alimentos da época para evitar o desperdício alimentar e promover uma refeição 100% sustentável.

Segundo Filipe Ferreira, nutricionista das Termas de Chaves, a iniciativa visou despertar, desde cedo, nos mais novos, bons hábitos alimentares e a consciência de que esses hábitos são, também, determinantes para o futuro desta e das próximas gerações.

Neste dia foi oferecido uma sebenta, “Alimenta-te sem porquês! Como cuidar do planeta” que aborda diversos temas, de forma didática e divertida, que ajuda as crianças a conhecer melhor os alimentos que comem e a forma como são cultivados, produzidos e respetivos benefícios. A “newsletter” é composta por jogos, receitas e perguntas.

O Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente por mais de 150 países a 16 de outubro, é uma efeméride criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 1945, que tem por objetivo gerar a reflexão para a importância da alimentação, com base em quatro pilares: melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida.

 


Partilha Facebook-
16/10/2023 Jornalista: Sara Esteves

Sociedade

partilha facebook