“AQUA WINE FEST” QUER VALORIZAR AS ÁGUAS E OS VINHOS DA REGIÃO

O evento decorrerá no concelho com maior área de vinha e contará com três empresas de água e 25 produtores de vinho de todos os seis concelhos da região.

Nos dias 6 e 7 de outubro, o Largo da Feira em Valpaços acolhe a primeira edição do “Aqua Wine Fest”. Um festival que vai juntar as águas e os vinhos da região do Alto Tâmega e Barroso, numa lógica de valorização destes dois produtos endógenos. O evento contará com três empresas de água e mais de 25 produtores de vinho de todos os concelhos da região. Cada produtor terá à prova quatro vinhos da sua produção. “Podemos garantir que no Aqua Wine Fest vai haver vinhos de toda a região. Serão vinhos com características muito diferentes e portanto, quem é apreciador dos vinhos e de águas vai poder usufruir de um evento onde teremos ambos os produtos a serem divulgados e onde, os produtores poderão vender as garrafas”, explica Ramiro Gonçalves, primeiro secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT).

 

CIMAT “de olho” na valorização do vinho

Depois do trabalho desempenhado na valorização das águas do território, onde atualmente existe, em Chaves, um Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água (AQUAVALOR) com laboratórios para investigação e inovação deste recurso, o caminho passa agora, e segundo a CIMAT, por dignificar ainda mais os vinhos e mais tarde outros produtos endógenos.

“Queremos fazer exatamente a mesma coisa que fizemos com a água. Os nossos vinhos são vinhos extraordinários, são vinhos de uma identidade muito própria. Aliás, internacionalmente podem vir a ser mais reconhecidos, porque mantivemos a identidade das castas e isso, é muito reconhecido, como sendo um produto distinto”, revela Ramiro Gonçalves a propósito dos vinhos da região que têm conquistado várias medalhas nacionais e internacionais.

“Temos que dar visibilidade para dentro e depois permitir que essa visibilidade, ao longo do tempo, vá alcançando mercados de nicho internacionais. Há vários produtores que já o conseguem fazer, mas, atualmente, temos cerca de 40 produtores no território, que têm vinhos de qualidade, e precisamos de ajudar todos. O Aqua Wine Fest surge nesse sentido, de promover todos os vinhos internamente no território, mas também, no mercado nacional e internacional. O evento mistura o conceito da água e o conceito do vinho até porque, os produtores dizem que não se produz vinho sem ter uma água extraordinária”.  

“QUEREMOS UMA RESTAURAÇÃO COM CARTA DE VINHOS DA REGIÃO”

A região do Alto Tâmega e Barroso tem uma “oferta diversificada”, com “a vantagem” de existirem vinhos de duas sub-regiões: vinhos transmontanos e vinhos verdes, porque no território de Ribeira de Pena, concelho que integra esta região, “há outro tipo de castas, com outro tipo de públicos e mercado”.

Com o território a ser visitado pela gastronomia, água e vinhos, a Comunidade Intermunicipal quer que “a relação entre os produtores e a restauração seja, cada vez mais profícua” e que os restaurantes apresentem aos clientes uma carta de vinhos da região. “Temos de conseguir cada vez mais que, a nossa restauração tenha nas suas cartas a oferta dos nossos vinhos e das nossas águas que já têm. Já há muita restauração no território que tem oferta dos nossos vinhos, mas ainda há muitos vinhos que ainda não são conhecidos”. Nesse sentido, a CIMAT vai distribuir pela restauração, postos de turismo, e feitas uma “brochura” para que, “quem nos visita perceba que tipo de vinhos temos, com que características, e que o vinho possa ser escoado para os diferentes tipos de públicos a um preço cada vez melhor”.

As cadeias curtas além de permitirem a proximidade entre produtor e consumidor, “facilitam ainda a logística, que normalmente encarece o produto”. “Quando fazemos promoção interna as primeiras pessoas a passar a palavra são os restaurantes que acabam por indicar aos visitantes os locais onde podem adquirir os produtos. Por isso é que, a nossa restauração é uma grande montra para os vinhos e para as nossas águas. Se olhássemos há cinco/10 anos, não havia muito produtos endógenos a serem vendidos na nossa restauração e no nosso comércio Atualmente, já temos um conjunto desses produtos a serem investidos e comercializados, mas queremos que sejam cada vez mais”, termina por dizer Ramiro Gonçalves, da CIMAT.

O “Aqua Wine Fest” arrancará às 16 horas de sexta feira, 6 de outubro, com uma sessão de abertura presidida pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e terminará por volta as 24 horas. Nos dois dias do festival haverá provas de vinho, água, gastronomia e animação à mistura. A 2ª edição do evento deverá acontecer no Município de Chaves.


Partilha Facebook-
29/09/2023 Jornalista: Sara Esteves Foto: DR

Sociedade

partilha facebook