Abandono escolar diminui na região

Diminuição da retenção e do abandono escolar na região ficou comprovada no Fórum do Sucesso Escolar do Alto Tâmega e Barroso, adiantou a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT).

O Auditório Municipal de Ribeira de Pena acolheu na manhã de quarta-feira, dia 6 de setembro, o Fórum do Sucesso Escolar do Alto Tâmega e Barroso, ação que marcou o encerramento do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) desenvolvido no território, onde ficou demonstrado que as estratégias adotadas neste plano "contribuíram positivamente para a diminuição da retenção e do abandono escolar", revelou a CIMAT.

Foram cerca de 100 os que se mobilizaram para assistir à discussão sobre a Educação na região, desde docentes, equipas multidisciplinares que participaram no desenvolvimento do PIICIE no Alto Tâmega e Barroso, membros da Mesa da Assembleia, do Secretariado Executivo e do Conselho Estratégico Intermunicipal da CIMAT e ainda alguns elementos dos executivos municipais.

A sessão de abertura ficou a cargo de João Noronha, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, e de Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário Executivo da CIMAT.

O primeiro painel foi dividido em dois momentos: o primeiro, com o tema “dos PIICIE aos PIPSE: Caminhos de Sucesso” foi apresentado por João Fateixa e Teodolinda Magro, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE); o segundo tema, “Apresentação de resultados obtidos no Plano Integrado e Inovador do Combate ao Insucesso Escolar do Alto Tâmega”, ficou a cargo de Rui Azevedo, da Quaternaire, e de Ramiro Gonçalves.

O segundo painel foi igualmente divido em duas temáticas: a primeira, a cargo de Mariana Rodrigues, da Quaternaire, intitulava-se “Apresentação de Boas Práticas no Território do âmbito do PIICIE”; por sua vez, a segunda foi da responsabilidade do Professor Jorge Teixeira, que falou sobre “Práticas Pedagógicas Diferenciadoras”.

A oradora do terceiro painel foi Leonor Rocha, da Quaternaire, com a “Apresentação do Projeto Piloto Sistema de Alerta do Insucesso Escolar”.

Para encerrar a manhã de trabalhos falou-se de “Estratégias a adotar no âmbito dos Novos Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar”, por Paula Santos, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Do encerramento dos trabalhos do PIICIE destaca-se o alcance de uma forma geral, das metas estabelecidas para os indicadores relativos à diminuição de alunos com negativas e de desistência e abandono escolar e a melhoria de aproveitamento às disciplinas português, matemática e inglês "foi, globalmente, alcançada", revela a CIMAT.

Em comunicado a Comunidade Intermunicipal destaca ainda o reforço da capacidade instalada no terreno (50 técnicos), a criação de hábitos de trabalho em rede, a disponibilização aos alunos de sistemas de apoio à aprendizagem, o desenvolvimento de um conjunto de competências transversais e de competências digitais, o apetrechamento de algumas escolas com meios laboratoriais e digitais, a valorização da formação cívica, cultural e artística e a criação de relações de maior proximidade a famílias e encarregados de educação.

De recordar que, e segundo a CIMAT, houve um ligeiro aumento no ano letivo 2020/2021 devido à situação pandémica vivida na altura, que exigiu uma readaptação por parte de todo o ensino, quer por parte dos professores, quer por parte dos alunos.

Em jeito de balanço do evento ficou a importância de se continuar a trabalhar em rede em prol do sucesso escolar dos alunos do território e de usar como base o trabalho e ensinamentos resultantes do PIICIE para aquele que será agora designado, no novo Quando Comunitário de Apoio 2030, por Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE).


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11/09/2023

Sociedade

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