Roadshow “Verão em Prevenção chega amanhã a Vila Pouca de Aguiar

O encontro está marcado entre as 10h e as 16 h, de amanhã na Praça João Paulo II.

O roadshow “Verão com Prevenção” é uma iniciativa de sensibilização para a promoção da exposição solar segura e prevenção de cancro da pele, e que, em 2023 se realiza em Portugal Continental.

Apoiado por uma caravana Airstream, teve início a 4 de julho na Praia de Quarteira e prolonga-se até setembro. Para além das praias (oceânicas e fluviais), o roadshow vai passar por cidades e zonas rurais.

O roadshow “Verão com Prevenção” destina-se ao público em geral, interessado em aprender sobre exposição solar segura e, muito em especial, às crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade.

Com esta iniciativa pretende-se diminuir a exposição aos fatores de risco para o cancro da pele, promover o diagnóstico precoce do cancro de pele, aumentar a consciencialização da comunidade em geral para a atuação da Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito da promoção da saúde e prevenção do cancro.

Entre as várias atividades  lúdicas e pedagógicas estão as 5 regras de ouro da exposição solar e os sinais de alerta para o cancro da pele, com distribuição gratuita de materiais informativos e de sensibilização.

Recorde-se que o cancro de pele continua a aumentar em Portugal. Dados recentes indicam que dois dos cancros mais frequentes, o basiloma e o carcinoma espinocelular, estão a aumentar entre 5% a 6% anualmente. Também a incidência do melanoma, o tipo de cancro de pele mais perigoso, tem aumentado de forma significativa (cerca de 7% por ano).

O cancro da pele pode ser detetado precocemente e o principal fator de risco é a exposição aos raios ultravioleta, para os quais existem fatores de proteção. Este é o cancro mais frequente a nível mundial entre as populações de pele predominantemente clara e a sua ocorrência tem aumentado de forma drástica ao longo das últimas décadas. As estatísticas indicam que, por ano, surgem em Portugal cerca de 15.000 novos casos de cancro da pele, 1500 dos quais são melanomas.


Partilha Facebook-
09/08/2023 Jornalista: Paulo Silva Reis Repórter de imagem: DR

Sociedade

partilha facebook