Secretária de Estado presidiu à cerimónia dos 750 anos de Montalegre

Concelho celebrou quase oito séculos de existência.

Isabel Ferreira Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional esteve presente na sexta feira, 9 de junho, na cerimónia dos 750 anos da outorga do 1º foral a Montalegre por D. Afonso III.

Nesta iniciativa, Montalegre rendeu homenagem a várias entidades públicas, que durante o período de pandemia foram essenciais para a salvaguarda da população. Foram homenageados com Medalha de Mérito entidades de saúde como a Unidade de Saúde Pública do ACES do Alto Tâmega e Barroso, representada pelo médico Rui Capucho, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) representada pela enfermeira, Ester Santos, e a UCSP/SUB – Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e Serviço de Urgência Básica, representada pela enfermeira Laurentina Teixeira.

Também as duas associações de Bombeiros receberam Medalha de Mérito do Município. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montalegre e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salto, representadas por António Eduardo Batista dos Santos e Alberto Martins Fernandes, respetivamente.

No que respeita às associações de solidariedade social, a Câmara atribuiu distinção à Associação “O Campo”, representada por José Avelino Vaz Souto, à Associação Borda D’Água, representada por Nuno Mota Barroso, à Santa Casa da Misericórdia de Montalegre (Manuela Pedreira), à Associação Social e Cultural de Paredes do Rio (Paulo Moura), ao Centro Social e Paroquial de Cabril (Carlos Rubens), ao Centro Social e Paroquial de Vila da Ponte ( Pedro Rei Alves ), ao Centro Social e Paroquial de Vilar de Perdizes ( António Joaquim Dias), ao Núcleo da Cruz Vermelha de Montalegre (André Silva), ao Lar dos Pisões (Enfermeira Júlia Carvalhal), ao Lar Monte Sereno (Sarraquinhos, ( Victor Pereira)e à Santa Clara Residencial Geriátrica São Vicente, (Ana Maria Gomes).

As medalhas foram entregues pela Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fátima Fernandes e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Rodrigues. Nesta cerimónia estiveram presentes várias individualidades da região que seguiram depois para o cortejo medieval que percorreu o casco histórico da vila de Montalegre até ao interior do Pavilhão Multiusos. Um momento simbólico que marcou a programação desta jornada histórica.

Findo o cortejo medieval, que contou com a colaboração de jovens, procedeu-se no Pavilhão Multiusos à leitura da outorga do 1º foral a Montalegre por D. Afonso III. A presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, recebeu o prestigiado documento num momento de recriação que satisfez a plateia em dia de feriado municipal.

O primeiro dia do programa comemorativo dos 750 anos fechou com um concerto, no Auditório Municipal, interpretado pelos conhecidos artistas Sofia Escobar e FF Fernando Fernandes acompanhados pela Banda Musical de Parafita.

No sábado, dia 10 de junho, Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas, o barrosão Pedro Canedo apresentou na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, o livro fotográfico intitulado ''Rostos com História''. Uma obra de identidade que perpetua o barrosão anónimo. A sessão pública foi muito concorrida.


Partilha Facebook-
11/06/2023

Sociedade

partilha facebook