DESPORTO: Rota do Presunto coloca a pedalar 350 atletas

Prova de BTT continua a captar vários atletas do Norte de Portugal e da vizinha Espanha que vêm a Chaves atraídos pelos trilhos, pela diversidade cultural e claro está, pela gastronomia, onde o Pastel e o Presunto, são reis e “padrinhos” de muitas provas organizadas pelo BTT Clube de Chaves.

A 17ª edição da Rota do Presunto, organizada pelo BTT Clube de Chaves, já colocou a pedalar 350 atletas por trilhos, caminhos rurais e estradas do concelho. O arranque da prova aconteceu este domingo, 11 de setembro, no Jardim do Tabolado, junto às margens do Rio Tâmega e da ciclovia.

A beleza do território, as características únicas dos itinerários e a gastronomia são os principais atrativos para os amantes desta modalidade que vêm de vários concelhos de Portugal e da Espanha.

“De facto é uma prova bastante especial porque continua a cativar gente oriunda de todo o Norte de Portugal e da Espanha. Há várias razões para vir, nomeadamente pela qualidade do percurso, pela diversidade cultural e também pela gastronomia que o BTT Clube de Chaves coloca à disposição de quem quer vir degustar os produtos, nomeadamente o pastel e o presunto”, revelou Pedro Monteiro, um dos elementos da organização.

Para testar os limites de cada praticante há vários desafios, o percurso de 20 km, a chamada Mini Maratona, o trajeto de 45 km, apelidada de Meia Maratona, e o percurso de 75 Km para “quem não faz a rota pela metade”, foi o caso de muitos atletas de equipas profissionais que aproveitaram para realizar treino durante este fim-de-semana.

“Não sendo uma prova competitiva, há muita gente que aproveita a Rota do Presunto para fazer treino para outro tipo de competições. Neste percurso há um bocado de tudo. A Rota do Presunto requer um bocado de exigência de pilotagem, principalmente a maratona, da parte física mas acaba por ser um percurso agradável, marcado pelo ''catedrático'' Luís Monteiro”, atual Presidente do BTT Clube de Chaves.

Este ano a Rota do Presunto mudou o seu ponto de partida e chegada, do Largo da Estação para o Jardim do Tabolado.

“Das 560 pessoas inscritas estão a participar 350 atletas. Apesar da distância e do custo de vida atual, os praticantes ficam agradados e repetem todos os anos a nossa Rota do Presunto, o que é bom sinal. Este ano quisemos mudar o percurso. Fizemos as partidas e as chegadas numa parte emblemática da nossa ciclovia e como temos condições logísticas para o fazer trouxemos a prova para aqui para ver como corria e pelos vistos está a decorrer bem”.

Este evento, organizado pelo BTT Clube de Chaves com o apoio do Município de Chaves, continua a afirmar-se, ano após ano, como um projeto desportivo de continuidade, que visa a promoção, dinamização e valorização da região. “Esta prova que vai já na 17ª edição continua, ano após ano, a afirmar-se e a registar elevada afluência de atletas nacionais e da Galiza. É um projeto desportivo de dinamização da modalidade mas que tem como importante objetivo a dinamização e a valorização de todo o nosso património cultural, histórico e natural”, afirmou Nuno Chaves.

O Vereador da Câmara Municipal disse ainda que a participação destes atletas em provas como esta cria neles “o gosto e a vontade de voltar a visitar Chaves, pela experiência que tiveram e pela gastronomia. O BTT Clube de Chaves tem um papel muito importante para o município na dinamização da modalidade e não só”.

A entrega dos prémios da 17ª edição da Rota do Presunto decorre às 13 horas.


Partilha Facebook-
11/09/2022 Jornalista: Sara Esteves

Desporto

partilha facebook