Liga dos Bombeiros Portugueses rejeita má utilização do SIRESP

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), através de um comunicado, deu nota de que rejeita as sugestões que têm vindo a ser feitas sobre a má utilização pelos Bombeiros do sistema SIRESP.

Segundo a LBP, “os atores até vão mudando, mas prevalecem as queixas dos bombeiros, o que dá que pensar”.
A LBP reconhece que o sistema pode e deve ser melhorado do ponto de vista técnico e de gestão, mas não se revê nas afirmações da “falta de formação dos nossos bombeiros para a utilização dos equipamentos em situações de emergência.
Lamenta-se profundamente que sejam feitas afirmações que carecem de prova concreta tanto mais que desde há longo tempo que reivindicamos a melhoria de um sistema que tem momentos de falha, aliás como qualquer outro sistema de comunicações.
A formação de todos os utilizadores dos sistemas de comunicações é bem-vinda e pode diminuir os fatores de potencial falha.
Rejeitamos clara e inequivocamente que os Bombeiros não saibam utilizar os equipamentos SIRESP.
Os anúncios recentes dos investimentos a aplicar no SIRESP são certamente a prova de que o SIRESP precisa de melhorias”.
A concluir e ainda no mesmo comunicado, a Liga dos Bombeiros Portugueses, deixa uma questão no ar.
“Não coloquem nos Bombeiros o ónus das quebras, mesmo que momentâneas, das redes.
E, se não há formação suficiente, então quem deveria implementar essas atividades formativas?” Lê-se no comunicado de imprensa enviado às redações.


Partilha Facebook-
18/08/2022

Sociedade

partilha facebook