Assembleia Municipal de Chaves atribui voto de louvor a Altamiro Claro

A Assembleia Municipal de Chaves aprovou por unanimidade na quarta-feira, 17 de setembro, em sessão ordinária um voto de louvor e congratulação a Altamiro da Ressurreição Claro, Presidente da Assembleia Municipal, que cessa funções, “pelo seu legado cívico, educativo, político e social ao serviço do concelho de Chaves e da comunidade transmontana”, lê-se na nota de louvor.

Natural de Valpaços, Altamiro Claro reside em Chaves onde estudou, cumpriu serviço militar e iniciou em 1975 a sua carreira docente na Escola Industrial e Comercial de Chaves, tendo posteriormente transitado para a Escola Preparatória nº 1 de Chaves, atualmente Escola Nadir Afonso, onde exerceu, entre outras funções, o cargo de Presidente do Conselho Diretivo, tendo permanecido vinculado a esta instituição até à sua aposentação.

O socialista dedicou-se à política e exerceu diversos cargos autárquicos. Foi membro da Assembleia Municipal, vereador, Vice‑presidente e Presidente da Câmara Municipal de Chaves.

Enquanto autarca, no executivo municipal Altamiro Claro “destacou-se pela sua intransigente luta pela manutenção e valorização dos serviços públicos essenciais na região, como a saúde, a educação, defendendo a coesão territorial e o bem-estar das populações. Durante o seu mandato, mobilizou a população flaviense numa forte manifestação pública em defesa da instalação do ensino superior público na região, da conclusão do IP3/autoestrada e contra a deslocalização da Polícia Judiciária, mostrando-se sempre atento e interventivo nas grandes causas da comunidade”, lê-se no mesmo documento redigido e apresentado por Brigite Gonçalves, membro da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista.

Entre os marcos autárquicos mais significativos este voto de louvor e congratulação destaca a aprovação do Plano de Pormenor do Parque de Atividades de Chaves e a qualificação estética e ambiental dos espaços ribeirinhos do Tâmega, “que constituem, indubitavelmente, legados que Altamiro Claro deixa à cidade de Chaves e aos seus moradores, conferindo ao concelho uma nova identidade de qualidade de vida e valorização ambiental”.

Altamiro Claro é Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços e anunciou a cessação da sua atividade política. Nos últimos oito anos, foi eleito, em dois mandatos, Presidente da Assembleia Municipal de Chaves.

A 27 de janeiro de 2023, foi agraciado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.

Nas próximas eleições autárquicas, o Partido Socialista de Chaves, liderado por Nuno Vaz, tem como candidato a Presidente da Assembleia Municipal, Anselmo Martins.

 

Sara Esteves

Foto: DR


Partilha Facebook-
18/09/2025

Política

partilha facebook