Independente Borges Machado é o candidato do PS à Câmara de Vila Pouca de Aguiar

O candidato independente pelo PS apresentou a sua candidatura às autárquicas de 2025, num jantar convívio que decorreu no sábado, 30 de novembro, num estabelecimento de restauração do concelho aguiarense.

Borges Machado, militar de carreira, afirma que quer “mudar o concelho”. “É um concelho desertificado, é um concelho que está a perder população todos os dias e que grande parte das pessoas estão na migração (…) quero por o concelho a andar para a frente, isto é, avançar. Este concelho está no marasmo é um concelho que está parado no tempo e nós aguiarenses, merecemos mais”, revelou o candidato à presidência do município de Vila Pouca de Aguiar.

O aguiarense é presidente da direção da União Distrital das IPSS de Vila Real, presidente da direção do Centro Social Nossa Senhora do Extremo e presidente dos Baldios de Tourencinho. Foi comandante dos Bombeiros e segundo Comandante da Proteção Civil Distrital. Admite que vai dedicar a sua candidatura ao setor social. “Quero fazer a parte social com elevação, dedicação e a pensar nos idosos, mas também, nas crianças”, salientou o candidato.

O nome de Borges Machado foi apontado pela concelhia do PS de Vila Pouca de Aguiar. “É um candidato que toda a gente conhece foi presidente dos Bombeiros, é presidente de uma IPSS, que é uma referência no concelho e no distrito. É presidente do conselho de baldios de Tourencinho que é um diretivo de baldios, e tem todas as qualidades para reverter o estado do concelho”, frisou Pedro Crespo.

O presidente da concelhia admite que “é necessário recuperar o investimento privado, o dinamismo do comércio local, os jovens que partiram, criar condições para termos aqui postos de trabalho e jovens. Há muito trabalho a fazer e naturalmente, o PSD tem um grande desgaste e o concelho precisa mesmo de uma mudança”.

A apresentação da candidatura reuniu 400 pessoas. No decorrer do jantar dirigiram-se aos militantes socialistas, Pedro Crespo, presidente da Comissão Política do Partido Socialista de Vila Pouca de Aguiar, Joana Figueiredo, representante das Mulheres Socialistas, Rui Santos, presidente da Concelhia Distrital do Partido Socialista, José Carlos Rendeiro, mandatário da campanha de Borges Machado à Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

Manuel Borges Machado é candidato a uma autarquia que é liderada há 23 anos pelo Partido Social Democrata (PSD) e que tem atualmente como presidente a social democrata Ana Rita Dias.

Sara Esteves

Fotos: Joel Magalhães