PAÍS: Governo aumenta Autovoucher para 20 euros

O Governo decidiu prolongar o Autovoucher e aumentar até ao final de março o reembolso de cinco para 20 euros perante a maior subida de sempre do preço dos combustíveis, prevista para a próxima semana ''face à Guerra na Ucrânia”.

A medida extraordinária foi anunciada em conferência de imprensa conjunta dos ministros das Finanças e do Ambiente, João Leão e João Pedro Matos Fernandes, ''face à escalada do preço dos combustíveis e ao aumento projetado para a próxima semana, tivemos de agir de imediato'', disse João Leitão.

De acordo com os preços de referência da Entidade Nacional para o Mercado Energético (Ense), na segunda-feira, o gasóleo irá aumentar 14,5 cêntimos por litro e a gasolina 8,5 cêntimos por litro. Ou seja, o gasóleo deverá rondar os 1,90 euros por litro e a gasolina alcançará os 1,88 euros por litro.

O Governo decidiu também prolongar por três meses o apoio dado a táxis e autocarros, pagando agora 30 cêntimos por litro.

O Autovoucher foi uma das medidas tomadas pelo Governo no final do ano passado com o objetivo de mitigar o impacto da subida dos combustíveis.