Grande Festividades de S. Miguel Arcanjo celebrada em Chaves

“Ao comemorarmos São Miguel recordamos que, Deus não nos esquece e nos interpela constantemente: "Quis Ut Deus? Nemo Sicut Deus!". A nossa devoção a São Miguel leva-nos, não só a pedir a sua intercessão, mas também a imitá-lo, à nossa maneira e à nossa medida. Nada e Ninguém pode ocupar o lugar de Deus na nossa história, na nossa vida, e o combate espiritual, que nos dias de hoje se trava pode resumir-se com o próprio grito do Arcanjo: 'Quem como Deus?' Os devotos de São Miguel, têm o dever de trabalhar para São Miguel ao tornarem-se membros do seu exército celestial, segundo os seus desígnios e preceitos. Debaixo da sua guarda celestial a Nossa Irmandade encontra proteção, descanso e a paz, que profundamente ansiamos. Esta é a maneira de viver o espírito Templário, sendo sal, luz, e fermento, na vocação e na missão, que nos deu Nosso Senhor, tomando como mediador São Miguel."  salientou o Grão-Mestre Miguel Cunha.

Cumpriu-se o programa definido para este dia: Durante a manhã, os Sargentos e os Cavaleiros receberam todos os postulantes e os devotos, que prestaram homenagem a São Miguel no dia da solenidade do Arcanjo.

Por volta das 10h30, o Capelão da O.T.S.M.A. iniciou as celebrações com a primeira Santa Missa segundo a Tradição da Igreja seguindo-se as consagrações a S. Miguel, para posterior incorporação na O.T.S.M.A.

Após o término da Santa Missa, todos os membros da Direção da O.T.S.M.A. e respetivos convidados confraternizaram num almoço convívio, onde se comemorou o quinto aniversário da Ordem Templária de São Miguel Arcanjo.

Devido ao elevado número de devotos, houve a necessidade de celebrar a segunda Missa Tradicional às 17.30h.

A celebração da Santa Missa chamada 'Tridentina', ó Missa de São Pio V, remete ao calvário e ao sacrifício incruento da cruz por Cristo Jesus Nosso Senhor. Como dizia G. K. Chesterton, "Tão forte é a tradição que as gerações futuras sonharão com aquilo que elas nunca viram...", relembrou Miguel Cunha.

    A Ordem Templária de São Miguel Arcanjo agradeceu “a todos aqueles que nos visitaram, oriundos de vários locais de Portugal e da Europa, desejando que este momento tenha sido único e marcante para o caminhar das suas vidas”. O Grão-Mestre da O.T.S.M.A Miguel Cunha e restantes elementos da Ordem Templária agradeceram, ainda, a colaboração de todas as entidades e parceiros da O.T.S.M.A., que ajudaram a Ordem, ao longo de todo o ano.