GD Chaves empata ao cair do pano frente ao Estoril Praia em jogo marcado por confrontos

A 30.ª jornada do principal escalão do futebol português colocou frente-a-frente GD Chaves e Estoril Praia, no domingo, num embate que começou equilibrado. A equipa da casa alinhou de início com o mesmo ‘onze’ da deslocação a Vizela, facto único na ‘era’ Moreno, que voltou a contar com Sandro Cruz no banco de suplentes, do qual estiveram ausentes Benny e Steven Vitória.

Depois de Kelechi ter rematado por cima da baliza de Carné e de Rúben Ribeiro ter desperdiçado duas boas oportunidades, foi o capitão, João Correia, a inaugurar o marcador, aos 32 minutos, depois de ter pressionado e forçado o guarda-redes brasileiro a errar.

Na reta final da primeira parte, o Estoril Praia conseguiu estar, estatisticamente, por cima do jogo, mas sem criar perigo efetivo na área transmontana, com Hugo Souza a defender, sem dificuldade, um cruzamento de Rodrigo Gomes.

Já no segundo tempo, os dois conjuntos procuraram alterar o marcador. Zanocelo enviou o esférico por cima da baliza visitada e Héctor cabeceou rente ao segundo poste no coração da área canarinha.

Depois de, no minuto anterior, Hugo Souza ter negado o golo a Heriberto, no segundo canto consecutivo a favor dos visitantes, Basso saltou por entre os defesas flavienses e cabeceou para o fundo das redes transmontanas, empatando a partida (1-1).

Como “quem não marca, arrisca-se a sofrer”, o ditado voltou a ser implacável para com a turma liderada por Moreno que, aos 71’, viu Fabrício a encaixar o esférico por entre as pernas de Hugo Souza e a conquistar a vantagem no marcador.

João Marques teve o terceiro nos pés, com um remate forte à entrada da área, mas o guardião brasileiro negou o golo ao avançado estorilista.

O período de descontos acabou por ficar marcado por invasão de campo e agressões que levaram à intervenção da PSP. Seis pessoas foram detidas e um futebolista identificado, adiantou esta polícia, em comunicado.

Depois de longos minutos de suspensão e de duas expulsões – Marcelo Carné e Pedro Álvaro viram a cartolina vermelha -, o jogo foi retomado com João Carlos na posição de guarda-redes visitante.

A partida acabou por terminar empatada, com um golo de Hélder Morim aos 90+20 que, desta forma, conquistou um ponto para o GD Chaves.

 

DECLARAÇÕES MORENO:

“(O que se passou) não é bom para ninguém, não é para o Chaves, não é bom para o Estoril Praia, não é bom para o futebol português. Não tenho muito mais a acrescentar e não vou ser hipócrita: o jogo estava difícil para nós e conseguimos o empate, claramente, por tudo o que se passou”.

 

Mariana Ribeiro

Fotos: Luís Martins