Ribeira de Pena mostrou às crianças a importância da Proteção Civil

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena participaram a 7 de março na segunda edição da Feira de Proteção Civil.

Uma ação que “procurou aproximar a comunidade escolar deste setor e, deste modo, promover uma efetiva cultura de prevenção e segurança”, revelou a autarquia de Ribeira de Pena.

Durante a feira foi realizada uma demonstração de obediência com os binómios cinotécnicos da GNR e as corporações de bombeiros do concelho efetuaram uma ação de treino operacional com base num cenário de um acidente rodoviário que exigiu a aplicação de técnicas de desencarceramento. Ao longo de todo o dia, foi possível visitar a exposição de viaturas, meios e equipamentos.

O evento contou com o forte empenhamento e dedicação do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Tâmega e Barroso da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), dos Bombeiros Voluntários de Cerva, dos Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena, da Associação Florestal de Ribeira de Pena, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF - Força de Bombeiros Sapadores Florestais, Gestão de Fogos Rurais, Corpo Nacional de Agentes Florestais (CNAF), Unidade Nacional de Máquinas), da GNR - Comando Territorial de Vila Real (Minas e Armadilhas, Brigada Cinotécnica, Escola Segura, Núcleo de Proteção Ambiental - SEPNA, Posto Territorial de Ribeira de Pena), do Posto de Intervenção Proteção e Socorro de Ribeira de Pena (Unidade de Emergência Proteção e Socorro- UEPS) e do projeto Raposa Chama da AGIF- Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

Esta iniciativa visou “prestar tributo aos diferentes agentes de proteção civil que diariamente zelam pela segurança e proteção das pessoas, bens, ambiente e património”.