TEATRO INTERGERACIONAL “O Impressor”

A peça foi dinamizada pelo Grupo de Teatro Amador da Universidade Sénior do Rotary Club de Chaves em parceria com a equipa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social 4G (CLDS4G) de Chaves coordenada pela Entidade Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Chaves.
Este evento inserido no eixo de intervenção 3 – Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa, atividade n. º11 “Promoção de Encontros Intergeracionais” do Programa CLDS 4G, projeto POISE-03-4232-FSE-000343, teve como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações.
A Peça “O Impressor” é uma peça de teatro da autoria de José Barbosa Machado, com a encenação de Carla Cunha e conta a história ficcionada de Rodrigo Álvares, o primeiro impressor português. Rodrigo Álvares, natural de Vila Real, terá aprendido a arte da impressão com mestres castelhanos que se deslocaram a Chaves em 1488 para imprimir o Sacramental, o primeiro livro impresso em língua portuguesa.
Os atores conseguiram prender o público do primeiro ao último minuto e promoveram uma autêntica viagem no tempo, até ao século XV, promovendo um momento lúdico e recreativo a toda a plateia.
A equipa CLDS 4G de Chaves agradece a todos os participantes, ao autor da peça “O Impressor” José Barbosa Machado, a encenadora Carla Cunha e a colaboração de todos os parceiros envolvidos na execução desta ação, nomeadamente:
- Município de Chaves;
- Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Chaves.
- Rotary Club de Chaves;
- Universidade Sénior do Rotary Club de Chaves;
- Grupo de teatro amador da universidade Sénior/ Rotary de Chaves.
- Academia de Artes de Chaves.