Mais de 12 mil turistas visitaram o Posto de Turismo do Alto Tâmega

O ano de 2021 ficou marcado pelos constrangimentos provocados pela Covid-19 em vários setores, sobretudo no turismo. Contudo, as regiões de baixa densidade foram procuradas por portugueses e estrangeiros, atraídos pelo sossego dos locais, pela segurança sanitária, pela paisagem e pelo ambiente.

Potencialidades que ajudaram o Posto de Turismo do Alto Tâmega a registar maior fluxo turístico nos meses de junho, julho e agosto, contabilizando um total de 6 518 visitantes em apenas três meses, “sendo que nos meses de maio, setembro e outubro também se registou um bom número de visitantes, com 4 570 pessoas a passarem pelo PT-AT”, explicou a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), responsável pela estrutura criada em setembro de 2020.

Mais de um ano depois o balanço deste Posto de Turismo, instalado na cidade de Chaves, é positivo. Em apenas um ano passaram pela “porta de entrada” da região, mais de 12 mil turistas. “Apesar de todos os constrangimentos decorrentes da COVID-19 para o setor do turismo, que levou ainda ao encerramento das instalações durante os dois meses de confinamento, passaram pelo PT-AT, durante o ano de 2021, 12 047 visitantes”, esclarece a CIMAT.

Os portugueses são os visitantes que mais procuram o Posto de Turismo, mas o perfil do turista é diversificado, assim como os produtos procurados, onde ganha o setor Cultural, a Estrada Nacional 2 e o Termalismo, seguidos do setor Religioso, da Natureza e da Gastronomia.

O turista é “essencialmente, de nacionalidade Portuguesa, seguida da Espanhola e Francesa, embora também se tenham registado visitas de turistas vindos da Alemanha, Inglaterra, Holanda, Bélgica e Brasil. A faixa etária predominante é dos 40-50, seguida da dos 20-30 anos”.

Neste Posto de Turismo é realizada promoção turística aos seis municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, como Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar. Durante o período de verão cada município, pode promover nas instalações do PT-AT, os produtos típicos e/ou eventos de cada um deles.

Para ajudar na divulgação do território, o PT AT realizou várias iniciativas como a celebração do Dia Mundial do Turismo, a entrega de “Welcome Kits” no evento “Lés-a-Lés”, a exposição das Águas do Alto Tâmega, o Halloween com a promoção da Aldeia Assombrada de Vilar de Perdizes, o S. Martinho, a exposição do Barro Preto e Cestaria de Vilar de Nantes e a exposição Natalícia.

O Alto Tâmega foi ainda promovido em Feiras Internacionais, como o Xantar e a INTUR - Feira Internacional de Turismo do Interior em Espanha.