Vila Pouca de Aguiar inicia ações de sensibilização para separação de resíduos junto do comércio

A iniciativa contou com a participação da presidente da autarquia, Ana Rita Dias, técnicos municipais da área do ambiente e técnicas da Resinorte – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., entidade responsável pela gestão do sistema multimunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos urbanos.

A ação decorreu junto dos estabelecimentos comerciais, com a distribuição de materiais informativos e a troca de informações sobre a correta separação de resíduos, revelou o Município. Em destaque esteve o serviço de recolha seletiva porta a porta, disponibilizado gratuitamente pela Resinorte para a recolha de resíduos de embalagem de papel e cartão e de embalagens de plástico e metal, destinado exclusivamente ao setor comercial.

Segundo a presidente da Câmara Municipal, estas ações “são fundamentais para sensibilizar comerciantes e população para a importância da separação de resíduos”, sublinhando que esta prática “contribui para a melhoria do ambiente e para a redução de custos refletidos na fatura do consumidor”.

Por sua vez, Marisa Lima, técnica da Resinorte, salientou que “tudo o que não vá para o lixo doméstico representa uma poupança para o município e, consequentemente, para o bolso do consumidor”.

No âmbito da iniciativa ECO-Feira, a Resinorte adiantou que estão previstas três sessões de sensibilização direta junto dos feirantes, incluindo uma fase inicial de implementação, uma segunda de monitorização e uma terceira de consolidação das práticas adotadas.

Refere ainda que o trabalho de sensibilização será complementado por ações de fiscalização e acompanhamento por parte dos serviços de ambiente da autarquia.

 

Sara Esteves

Fotos: CM Vila Pouca de Aguiar